O Grupo Fedrigoni, um dos maiores produtores no mundo dos rótulos e materiais autoadesivos de qualidade superior e dos papéis especiais para a embalagem de luxo e outras soluções criativas, encerra o primeiro semestre de 2023 com um lucro de 971 milhões de euros, 9,9% inferior em relação ao mesmo período de 2022, e 150,9 milhões de euros de Ebitda (-9,2% desde 2022). Ainda assim, o Ebitda Margin (15,5%) mantém-se em linha com o ano anterior e o desempenho é nitidamente superior à média da indústria.
À parte o ano de 2022, que foi um ano excepcional, se compararmos os números com aqueles de 2021, observamos uma tendência de crescimento constante de faturação, equivalente a +28,9% (em 2021 era de 753,5 milhões de euros), e do Ebitda, equivalente a +49,3% (em 2021, 101,1 milhões de euros). O mesmo denota-se nos dados dos últimos 12 meses, de junho de 2022 a junho de 2023: os lucros proforma são de 2,1 bilhões de euros, que diminuíram 4,2% desde 2022 (2,2 bilhões de euros nos 12 meses de 2022) mas cresceram +31,1% (1,6 bilhões de euros nos 12 meses 2021), em relação a 2021, assim como o Ebitda proforma1 de 335,6 milhões de euros diminuiu 1,3% desde 2022 (339,9 milhões de euros nos 12 meses de 2022) mas aumentou +51,9% em relação a 2021 (221 milhões de euros nos 12 meses de 2021).
A Fedrigoni, com seus 5.000 funcionários em 28 países, 68 estabelecimentos entre produção e centros de corte e distribuição e 25.000 produtos distribuídos em 132 países, mantém a sua posição de primeiro operador a nível global na embalagem de luxo e nos rótulos de qualidade superior para vinhos.
“A situação de forte volatilidade do mercado mantém-se, com sinais de recuperação mais lentos em relação às previsões – comentou Marco Nespolo, diretor executivo da Fedrigoni -, combinada com um fenómeno de redução de stock por parte dos nossos clientes, tipógrafos e conversores, unida à necessidade de eliminar as reservas acumuladas em 2022, o qual acreditamos irá acabar nos próximos meses do ano. Todavia, uma queda bem inferior à média do setor, no qual se denota uma diminuição de 15%-20% das vendas.
Assim, num mercado difícil, conseguimos defender as nossas margens, graças a uma estratégia sólida apostando, nos último quatro anos, numa oferta com uma qualidade cada vez maior, uma grande agilidade na adaptação da produção à procura e uma extrema atenção à gestão dos custos e aprovisionamentos de matérias-primas, salvaguardando os níveis ocupacionais. A Fedrigoni dá continuidade com determinação à própria estratégia ambiciosa: tornar-se líder mundial nos setores de referência com produtos sustentáveis e um foco cada vez maior no mundo do RFID e dos smart paper para ser uma parceira cada vez mais confiável para as marcas de luxo e de largo consumo”.
Fonte: Parla Assessoria