A Avery Dennison preparou um guia completo de tudo que precisa ser avaliado ao escolher a comunicação visual do produto
Em um mercado tão especial quanto o de vinhos e destilados, onde cada produto chama atenção pela sua personalidade, a qualidade dos rótulos das garrafas também deve ser pensada de forma estratégica. Pensando nisso, a Avery Dennison, multinacional fabricante de materiais para rótulos e comunicação visual, preparou um guia que apresenta todos os requisitos que devem ser avaliados pelos fabricantes ao escolherem o material ideal para seu rótulo. Além de um visual atrativo, o rótulo deve ser feito de materiais que suportem as diferentes condições a que os vinhos, espumantes e licores são expostos.
Questões como a construção do material, adesão inicial e final, coesão e teste de frapê precisam ser checadas antes da empresa de vinho, espumantes e licores, solicitar o serviço gráfico.
Detalhes da construção
A primeira coisa que precisa ser analisada ao escolher corretamente o rótulo de sua garrafa é a construção do material. Itens como a gramatura e espessura do frontal, a conformabilidade, rigidez, tipo e atributos do adeviso interferem diretamente no rótulo final. Por isso, é de extrema importância avaliar o tipo de bebida e formato da garrafa, pois isso poderá mudar a seleção do rótulo.
Adesão Inicial e Final
A segunda etapa é avaliar a adesão inicial do rótulo. Para tanto, é importante saber o range ideal que o produto necessita para ter melhor desempenho em dispensamento. É necessário um equilíbrio de adesividade durante e após a aplicação do rótulo no substrato. Isto evitará que o material apresente rugas e/ou bolhas, prejudicando a performance e o apelo visual do rótulo.
Logo em seguida, é necessário avaliar a resistência do rótulo e sua qualidade de adesão frente a diferentes situações. Esse teste deve ser feito 24 horas após a aplicação do adesivo, expondo o produto a testes variados para medir sua adesão final.
Coesão
Também é preciso avaliar a coesão do adesivo, pois se ela for muito baixa, o rótulo soltará facilmente e ficará viscoso nas bordas. Por outro lado, se muito alta, não haverá boa adesão e correrá riscos de formação de rugas, prejudicando a próxima etapa, o Teste de Frapê. Portanto, um bom equilíbrio da coesão é essencial quando se busca um rótulo com a adesão apropriada e duradoura.
Teste de Frapê
O último, e mais importante passo, é o Teste de Frapê ou do Balde de Gelo, pois é a etapa que expõe o adesivo a uma situação real de mercado.
Para obter resultados homogêneos e comparáveis a testes laboratoriais, o Frapê deve ser realizado com material sem conversão, impressão ou relevo. O teste consiste em mergulhar a garrafa em um balde com água e gelo com uma temperatura que varia de 0ºC e 5ºC. O produto precisa ser analisado de 15 em 15 minutos durante a primeira hora e a cada 60 minutos durante as próximas 5 horas.
No final, o rótulo não deve soltar ou formar bolhas e nem se movimentar sobre a garrafa durante o teste. Após o teste, deve-se puxar uma das bordas e, se o papel rasgar e o adesivo permanecer na garrafa, quer dizer que o rótulo manteve suas propriedades originais.
Visual Atrativo
Todos os aspectos técnicos são primordiais para assegurar que a experiência de consumo do produto traduza a marca e valores de seu vinho, espumante ou destilado. O último passo, não menos importante, é a seleção do visual do material.
Para facilitar a seleção os clientes da Avery Dennison do Brasil podem acessar o Catálogo Virtual de soluções autoadesivas para o mercado de vinhos:
http://label.averydennison.com.br/pt_br/home/solutions/wine-sprits/vino-catalogo.html
A ferramenta permite fazer o download de imagens dos materiais autoadesivos da Avery Dennison, em alta resolução, para criar projetos digitais e, desta forma, visualizar melhor todos os recursos e tecnologias disponíveis.
Com este recurso, nossos usuários finais e designers de embalagem podem fazer protótipos sem sair de suas empresas ou agências, de forma simples e rápida.
O catálogo está dividido em cinco categorias de produtos: Filmes, Materiais Digitais, Produtos Revestidos e Não Revestidos e também com Certificação FSC®. Dentro de cada categoria, os produtos estão separados em duas grandes categorias: “com textura” e “sem textura”. Estão disponíveis desde os materiais mais tradicionais da Avery Dennison até as mais recentes inovações para o mercado de vinhos.
As imagens, com suas respectivas texturas, permitirão a criação de projetos digitais e estão disponíveis ainda informações sobre o produto e sua ficha técnica e todo o material necessário para que o designer ou o end user tenha uma ideia geral de cada material autoadesivo para vinhos oferecido no portifólio da Avery Dennison.
Com todas essas informações em mãos, há ainda mais chances do projeto ser bem sucedido no PDV e na própria linha de produção.
Fonte: AtitudeCom – Estratégia em Comunicação