A Heineken®, através da plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City, lança oficialmente uma nova etapa do Programa Volte Sempre do Grupo HEINEKEN, em parceria com a Owens Illinois, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, e o Grupo Seiva. O projeto tem como objetivo acelerar a agenda de circularidade da companhia trabalhando também com a conscientização do consumidor. Retornar o vidro à cadeia produtiva é um dos principais desafios da indústria cervejeira e a Heineken® vai agir para atenuar esse cenário com o uso de máquinas de coleta e trituração do material.
A iniciativa conta com duas ações. A primeira, funciona em Belo Horizonte desde 2018 e agora será expandida para as seguintes capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Serão instaladas, ao todo, 125 máquinas 4R Glass, fabricadas pela startup Grupo Seiva, em redes de supermercados e condomínios residenciais dessas cidades. Para o consumidor participar do programa basta se dirigir aos equipamentos, se identificar por meio do número de celular e inserir uma garrafa por vez.
Além de colher e triturar o vidro, as máquinas também têm sistema de cashback. Caso deseje, o consumidor (maior de 18 anos) poderá baixar o app Ponto Caco, disponível para Android e iOS, e será bonificado com uma unidade de Ponto Caco a cada embalagem de vidro depositada nas máquinas. Cada Ponto equivale a R$ 0,10 de desconto na compra de produtos do Grupo HEINEKEN adquiridos nos supermercados parceiros.
A estimativa é de que mais de 37 milhões de pessoas sejam impactadas pela ação nos próximos 3 anos. Cerca de 5 mil toneladas de vidro devem ser recicladas e ter destinação correta. O projeto deve impedir a emissão de 6,5 mil toneladas de CO² lançadas na atmosfera e reduzir a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza, além de gerar uma economia de gastos públicos de mais de R$ 3 milhões.
A segunda iniciativa de circularidade, que também faz parte do Programa Volte Sempre, foi iniciada em março com foco em bares e restaurantes, estabelecimentos de consumo imediato, com média diária de 50 sacos de lixo descartados. Com a instalação das máquinas JM Sand, também de fabricação do Grupo Seiva, capazes de triturar as embalagens de vidro descartáveis, este volume será substituído por bombonas que armazenam em média 400 longnecks trituradas. Assim, será obtida uma economia em sacos de lixo, produtos de limpeza e espaço físico para armazenamento, otimizando a gestão dos resíduos em bares e restaurantes parceiros. Todo o material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado às instalações industriais da Owens Illinois, responsável pelo beneficiamento e transformação do material em novas garrafas para o Grupo HEINEKEN. O plano de expansão prevê 143 máquinas em operação até junho deste ano e 763 máquinas até 2025 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, contribuindo com a ambição da companhia de ser 100% circular em bares e restaurantes até 2025.
Em um intervalo de 60 meses, a iniciativa projeta diversos impactos positivos ao meio ambiente, como a coleta de 115 mil toneladas de vidro, redução de 61 mil toneladas de CO² lançadas na atmosfera, redução da extração de cerca de 150 mil toneladas de matéria-prima da natureza e redução de mais de 115 mil toneladas de resíduos vítreos destinados aos aterros. No mesmo período, haverá uma economia nos gastos públicos de mais de R$ 57 milhões e maximização dos volumes comercializados para a indústria, reduzindo o custo de produção de novas embalagens.
O Programa Volte Sempre foi criado em 2018 e, desde então, estava em fase piloto. Até o momento, as máquinas instaladas em supermercados e condomínios residenciais da capital de Minas Gerais já arrecadaram mais de 460 mil garrafas, com a participação de 5.030 clientes, totalizando 250 toneladas de vidro retornadas à fase inicial de produção.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa Volte Sempre.
“Implementar o Volte Sempre em escala nacional é um grande passo para a Heineken®. Com o programa, vamos aproximar o consumidor da reciclagem de vidro, criando mais uma maneira de entender, enxergar e praticar a circularidade onde ele é um dos protagonistas. Tornar a nossa cadeia produtiva ainda mais sustentável faz parte da missão da marca de contribuir para cidades mais verdes”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken® no Brasil.
“Hoje, cerca de 61% do nosso portfólio é composto por embalagens de vidro retornáveis. Dos outros 39% que são descartáveis, aproximadamente 70% são vidro. Esta é uma cadeia com desafios territoriais, de operação e de especificidades que dificultam a sua circularidade e fazem com que, do ponto de vista financeiro, seja mais vantajoso produzir novas embalagens com matéria prima virgem. Por isso a necessidade de múltiplas iniciativas que envolvam os diferentes elos desta cadeia”, conta Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN. A executiva explica ainda que o vidro é um material infinitamente reciclável, resistente e benéfico para a conservação e consumo da cerveja, por isso o foco da companhia é buscar por soluções que tornem essa cadeia circular no médio prazo e que impactem também a conscientização e mudança do comportamento do consumidor. “Queremos que os nossos produtos estejam presentes em momentos de celebração, mas garantindo que contribuiremos com impactos positivos para as pessoas e para o planeta”, finaliza Vilardo.
“Nesse caso, a indústria presta um serviço para grandes geradores, bares e restaurantes, que hoje têm dificuldades para armazenar e dar um destino correto às embalagens de vidro. Também vale salientar outros aspectos tangíveis como a geração de empregos e o ganho ambiental que se tem ao evitar que toneladas de vidros acabem no aterro sanitário. Além disso, o projeto traz um caráter pedagógico, pois o cidadão passa a se envolver e entender a importância da reciclagem”, comenta Alexandre Macário, diretor do Departamento de Economia Circular da O-I.
“Juntamente com o Grupo HEINEKEN e a Owens Illinois, pretendemos revolucionar a reciclagem de vidro no Brasil, transformando-a não somente em uma referência, como também em uma potência operacional. Digo isso, pois o projeto visa resolver uma considerável parcela dos problemas relativos ao descarte incorreto de embalagens de vidro, cujos benefícios abarcam desde os donos de bares e restaurantes, constantemente penalizados devido à complexidade e altos custos da gestão do resíduo, até os fabricantes que enfrentam a falta de vidro no mercado nacional, e o principal, fixar nosso compromisso em transformar o mundo em um lugar mais sustentável, fomentando a reciclagem de vidro e a economia circular do Brasil”, conclui Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.
GREEN YOUR CITY – Heineken®
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão.
Desde 2020, Heineken® anunciou sua produção com energia 100% renovável nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023 em Jacareí (SP). Além da produção, a marca também anunciou a geração de energia verde para bares e restaurantes e consumidores residenciais.
A marca possui quatro grandes metas de sustentabilidade até 2030:
- Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
- Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken® serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
- Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
- Consumo Responsável:Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.
Fonte: Agência Lema