Vendas ultrapassaram 5 bilhões de euros e os negócios na América Latina cresceram 8,2%
No primeiro trimestre de 2017, a Henkel aumentou significativamente as vendas, os ganhos e o retorno ajustado sobre as vendas. Pela primeira vez, as vendas trimestrais da empresa química ultrapassaram a marca dos 5 bilhões de euros, somando 5.064 milhões de euros, com um crescimento orgânico de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro operacional ajustado também alcançou novo patamar – 854 milhões de euros. As três unidades de negócios e todas as regiões contribuíram para este desempenho.
“Esta forte atuação foi conduzida por nossas principais marcas e inovações, nosso foco intensificado em nossos clientes e consumidores, a aceleração de nossas atividades digitais e nossa equipe global altamente comprometida”, afirmou o CEO da companhia Hans Van Bylen. A Henkel fortaleceu ainda mais seu portfólio e assinou duas importantes aquisições no primeiro trimestre. A companhia assinou um contrato de intenção de compra da empresa global Darex Packaging Technologies, pertencente à GCP Applied Technologies, e um acordo para adquirir a empresa mexicana de cosméticos capilares Nattura Laboratorios.
Sobre o ano fiscal atual de 2017, Van Bylen declarou: “A expectativa é que o ambiente de mercado volátil e incerto persista pelo decorrer do ano. É provável que as flutuações cambiais continuem e espera-se que os preços das commodities aumentem. Também prevemos um aumento ainda maior da pressão promocional e de preços nos mercados de bens de consumo. Ainda assim, estamos comprometidos a prosseguir com nosso desenvolvimento de sucesso”.
Neste cenário, a Henkel confirmou a perspectiva para o atual ano fiscal: “Esperamos crescimento orgânico de vendas entre 2 e 4 por cento. Acreditamos que nossa margem EBIT ajustada suba para aproximadamente 17% e os rendimentos ajustados por ação preferencial cresçam entre 7 e 9%”, disse Hans Van Bylen.
Desempenho das vendas e dos rendimentos no primeiro trimestre de 2017
As vendas no primeiro trimestre de 2017 alcançaram um nível recorde e cresceram nominalmente 13,6% em comparação com o trimestre do ano anterior, alcançando 5.064 milhões de euros (5,1 bilhões de euros). Os efeitos positivos do câmbio foram responsáveis por 1,1% desse crescimento. A contribuição de aquisições e desinvestimentos foi responsável por 8,5%, principalmente como resultado da aquisição da Sun Products Corporation. O crescimento orgânico das vendas, que excluem o impacto do câmbio e das aquisições/desinvestimentos, exibiu um sólido aumento de 4%.
O crescimento orgânico de vendas foi impulsionado por todas as unidades de negócios. A unidade de Adhesive Technologies apresentou crescimento orgânico de 5,5%, enquanto Beauty Care divulgou crescimento orgânico de 2,3% e Laundry & Home Care de 3%.
Os mercados emergentes novamente fizeram uma contribuição acima da média da companhia, com um crescimento orgânico de 6,7% nas vendas, ao passo que os mercados maduros registraram um aumento de 2,1%.
A Henkel relatou crescimento orgânico de vendas em todas as regiões. A Europa Ocidental apresentou crescimento de 1,8%. A Europa Oriental obteve crescimento de 4,4%. Na África/Oriente Médio, as vendas cresceram em 2,2%. As vendas na região da América do Norte tiveram um aumento de 2,9%. A América Latina obteve crescimento de 8,2% e na região Ásia-Pacífico as vendas cresceram em 9,1%
O lucro operacional ajustado (EBIT) aumentou 13,8% para 854 milhões de euros. As três unidades de negócios contribuíram para este desempenho positivo. O retorno ajustado sobre as vendas (EBIT) cresceu 0,1 ponto percentual para 16,9%.
Os rendimentos ajustados por ação preferencial subiram 11%, de 1,27 euro para 1,41 euro.
O capital operacional líquido como porcentagem de vendas melhorou 0,5 ponto percentual, para 4,9%.
A posição financeira líquida da Henkel em 31 de março de 2017 apresentou um saldo de -1.961 milhões de euros (31 de dezembro de 2016: -2.301 milhões de euros). A alteração em comparação ao final de 2016 ocorreu principalmente devido a um fluxo de caixa positivo.
Fonte: CDN Comunicação