Close

Holmen Iggesund apresenta conceito de embalagem de presente para produtos de luxo totalmente reciclável

Um conceito de embalagem sem plástico, a Flock Box, é uma nova solução de caixa de presente sustentável, ideal para inúmeras aplicações, como cosméticos, eletrônicos e joias, que exigem uma apresentação luxuosa e uma experiência de unboxing.
O conceito Flock Box foi desenvolvido por quatro empresas – Holmen Iggesund, Krekelberg, Inmaco Solutions e Van de Velde Packaging Group – numa abordagem colaborativa que convida marcas de toda a cadeia de valor de embalagens a trabalharem em conjunto para descobrirem as soluções de embalagens sustentáveis do futuro.
É composto por uma caixa externa gofrada e uma bandeja interna com cavidades personalizadas de diversos formatos que podem ser utilizadas para apresentar vários itens, como relógios ou frascos de perfume. O visual luxuoso foi criado com tecnologia flocada, que usa correntes elétricas estáticas para fazer as fibras se levantarem e se assemelharem ao veludo.
“A Flock Box foi possibilitada pelo desenvolvimento do cartão altamente moldável Inverform da Holmen Iggesund, que possui características únicas que permitem que seja moldado por pressão nos formatos necessários”, afirma Per Berglund, chefe de Formáveis da Holmen Iggesund.
A empresa holandesa Krekelberg fabrica materiais flocados desde 1948. Para este projeto, eles flocaram Inverform com fibras de celulose, acrescentando um toque de alto luxo ao cartão. As fibras podem ser coloridas em qualquer tonalidade específica necessária.
Também holandesa, a Inmaco Solutions é dona de uma rica história em engenharia de máquinas sustentáveis e especialista na formação de cartão 3D e fibras moldadas a úmido. Eles fizeram as ferramentas para prensar as inserções flocadas do Inverform para a Flock Box.
O Van de Velde Packaging Group atua na indústria de embalagens de papelcartão, cartão sólido, papelão ondulado e máquinas. Eles criaram a embalagem externa da Flock Box a partir do Invercote DUO da Holmen Iggesund e cortaram a parte superior das inserções feitas de Inverform. A superfície da caixa de presente foi tratada para destacar o relevo e a sensação de luxo.
“O aspecto colaborativo é muito importante”, diz Berglund. “Quatro forças positivas trabalharam juntas num projeto de desenvolvimento de embalagens onde materiais, máquinas, ferramentas e produção desempenharam papéis essenciais. O resultado é uma prova de conceito que mostra às marcas o que pode ser feito. Estamos vendo cada vez mais marcas de luxo conscientes querendo substituir o plástico por soluções baseadas em fibra”.
Berglund acrescenta: “A Flock Box é feita de papelão e fibras que são 100% recicláveis no fluxo de coleta de papel existente, contribuindo diretamente para um ecossistema de embalagens circulares. Os berços à base de fibra flocada poderiam substituir grandes quantidades de berços de plástico.”
A Flock Box é feita de cartões fornecidos pela Holmen Iggesund provenientes de florestas manejadas de forma sustentável. Os cartões consistem em fibras de madeira, uma matéria-prima renovável e adequada para reciclagem. A caixa externa é confeccionada com Invercote DUO, que possui superfície de impressão que permite a reprodução ideal das imagens mais sofisticadas. A bandeja interna é feita de Inverform, um cartão de alta rigidez projetado para bandejas prensadas e dobradas estáveis e com alto apelo visual.
Fonte: Holmen Iggesund