Close

Holmen Iggesund investe no futuro da embalagem

O objetivo da Holmen Iggesund sempre foi trabalhar em estreita colaboração com marcas e outros parceiros em toda a cadeia de valor. Para avançar ainda mais, a empresa criou o departamento de Embalagem do Futuro que está desenvolvendo embalagens com novos conceitos baseados em fibras.

“Vemos que os donos de marcas estão procurando novas formas de embalagem”, diz Hein van den Reek, diretor de embalagens futuras da Holmen Iggesund. “Eles querem que suas embalagens sejam mais sustentáveis. Uma maneira de fazer isso é substituir materiais fósseis como plásticos. Vemos como uma obrigação ajudá-los. Para isso, precisamos estar mais próximos das marcas para entender o que elas estão fazendo – e também entender toda a cadeia de valor para oferecer às marcas soluções inovadoras que atendam às suas necessidades.”

O novo departamento é composto por especialistas dedicados com uma ampla gama de capacidades. Inclui colegas com expertise em diversos segmentos, como cosméticos, alimentos e eletrônicos, além de pessoas que entendem como funcionam os Fabricantes de Equipamentos Originais (OEMs) e convertedores. Sempre que necessário, serão trazidos especialistas em áreas como ferramentas, corte e vinco e barreiras.

“Se a marca, os fabricantes de máquinas, os fornecedores de materiais e os designers trabalharem juntos, seu caminho para o mercado encurta enormemente”, diz van den Reek. “As marcas têm metas de negócios para encontrar materiais sustentáveis e precisam atender às demandas de seus consumidores. Queremos oferecer-lhes esse percurso de forma estruturada. Nós os ajudaremos a encontrar os convertedores e as máquinas certas para tornar seus sonhos viáveis.”

Para mostrar às marcas como essa abordagem colaborativa pode agilizar o processo, Holmen Iggesund já desenvolveu protótipos de soluções com parceiros externos. Em 2021, desenvolveu o Conic, uma solução de embalagem premium moldável à base de madeira para a indústria de cosméticos. E agora, Holmen Iggesund e seus parceiros produziram a caixa de chocolate CHOCO.

Feita inteiramente de materiais renováveis, a caixa de chocolate consiste em uma caixa externa e uma bandeja, com várias cavidades em diferentes níveis para bombons. A bandeja tem uma pegada de CO2 muito menor do que seu antecessor de plástico. Substituir bandejas de plástico por Moldáveis reduziria a pegada de CO2 em 90% em termos de matéria-prima.

A caixa foi desenvolvida em colaboração com a Goerner Formpack, o fabricante de ferramentas HP Molded Fiber Advanced Tooling Solutions e o Future Lab and Partners. A caixa externa é feita com o papelcartão Invercote Creato 400 da Holmen Iggesund. A bandeja é feita pela Goerner Formpack através de seu processo de moldagem úmida usando o material Imould da Holmen Iggesund, um material seguro para alimentos que consiste em fibras virgens longas e curtas.

“Hoje, a maioria das caixas de chocolate contém bandejas de plástico”, diz van den Reek. “Mas nosso protótipo mostra que podemos substituir completamente o plástico por materiais renováveis e ainda ter algo com um design bonito usando diferentes técnicas de modelagem. E, claro, poderíamos fazer isso para cosméticos, eletrônicos e muitas outras aplicações.”

Goerner Formpack são pioneiros em embalagens de celulose e visionários para um mundo sem plástico. “Todos nós precisamos de embalagens, mas temos que pensar em que tipo de embalagem usamos, de onde vem e onde está o ciclo de fim de vida, que acreditamos que deve ser contínuo”, diz a diretora-geral Elisabeth Goerner. “Nosso principal motivador para o projeto foi desenvolver uma bandeja de polpa para contato direto com alimentos que removesse o plástico descartável dos departamentos de embalagens dos clientes.”

De olho em outro aspecto do futuro, Holmen Iggesund trouxe especificamente a fabricante de ferramentas HP para o projeto da caixa CHOCO. A HP usou a impressão 3D para fazer a ferramenta de moldagem úmida que Goerner Formpack usou para fazer a bandeja da caixa de chocolate.

“A impressão 3D é uma nova maneira de trabalhar com ferramentas”, diz van den Reek. “É importante porque pode ser mais econômico e sustentável do que usar ferramentas tradicionais. Ao fabricar a ferramenta de moldagem úmida para a caixa CHOCO dessa maneira, estamos mostrando que a indústria está olhando para o futuro.”

A HP está focada em fornecer tecnologia que acelera a transição do plástico descartável para soluções sustentáveis como fibra moldada. “Com a transição do material de embalagem à nossa frente, precisamos de todos os parceiros na cadeia de valor para criar e apoiar desenvolvimentos para aprimorar as capacidades e o desempenho da indústria de fibra moldada”, diz Dick Huizinga, líder de vendas e desenvolvimento de negócios EMEA, HP Molded Soluções de ferramentas avançadas de fibra. “As embalagens de fibra verão um enorme crescimento nos próximos anos, à medida que o uso de plástico diminui. E os principais players da indústria de papel e celulose, como Holmen Iggesund e as marcas premium, precisam cooperar para permitir a conversão de embalagens plásticas.”

O novo departamento Future Packaging está usando protótipos como o Conic e a caixa CHOCO para mostrar que podem ser aplicadas a muitos setores diferentes por meio da colaboração.

“Queremos tornar o mundo das embalagens melhor e fazer embalagens significativas e com propósito, que não poluam e possam ser recicladas. Estamos dispostos a ouvir e desenvolver conceitos juntos. E continuaremos desenvolvendo novos protótipos para mostrar que entendemos o que nossos clientes estão lidando”, diz van den Reek.

Fonte: Cision