Close

Indústria de duchas e chuveiros adota caixas de papelão ondulado para reduzir uso de plástico

Cada vez mais, o ESG está inserido no meio corporativo e tem sido determinante na perenidade dos negócios. As estratégias de sustentabilidade sempre estiveram na pauta da Sintex, indústria de duchas e torneiras que há mais de oito décadas busca oferecer ao consumidor produtos eficientes e que entreguem valor para além das suas funcionalidades básicas.

Uma das medidas mais recentes foi a nova linha de embalagens adotadas pela empresa. Exceto alguns produtos que, por questões estratégicas, ainda são embalados em sacos plásticos menos agressivos ao meio ambiente que os convencionais, cada vez mais as duchas e torneiras produzidas pela marca adotam caixas de papelão sustentável e totalmente livre de plastificação externa, para facilitar a reciclagem.

“Foi uma decisão simples, que não trouxe despesas extras, pelo contrário. Entendemos que a sustentabilidade é um hábito que começa dentro de casa. Além disso, o consumidor tem observado as práticas das empresas das quais consome e é importante que esse movimento se expanda cada vez mais. O mercado tem exigido uma mudança de comportamento das indústrias e é nosso papel contribuir positivamente para compensar a postura consumista despreocupada que reinou até pouco tempo atrás”, destaca Enio Bernardes, diretor da Sintex.

Estudos ambientais apontam que o papelão comum pode levar cerca de seis meses para se decompor, enquanto o papelão plastificado pode levar até cinco anos para completar esse processo. Hoje, o volume médio de caixas utilizadas pela Sintex passa de 25 toneladas ao ano. “Com uma conta rápida, percebemos que o impacto dessa mudança vai trazer resultados imediatos, em especial ao meio ambiente. Além disso, ressaltamos a importância do consumidor fazer o descarte correto daquela embalagem, o que potencializa ainda mais o intuito de fazer crescer na sociedade as práticas de sustentabilidade”, lembra Enio.

Fonte: Trevo Comunicação