Indústria tenta recuperação para lançar produtos

A indústria de transformação, a que produz os bens de consumo mais comuns, busca recuperação frente à crise causada pela pandemia deste ano. Segundo apurou a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial para o mês de setembro apresentou queda de 4,6% na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais. No acumulado de 12 meses o índice apresentou queda de 13,6%, tendência também identificada no acumulado do ano (-12,4%). O aspecto positivo está na comparação do mês de setembro de 2020 quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, pois há aumento de 5,6%.
Na opinião de Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “seguindo a tendência dos últimos dois meses, mesmo com a queda identificada no comparativo mensal, o índice Atividade Industrial superou o realizado no mesmo mês do ano passado”. Para Virginnia, “até o momento, os resultados sugerem que o pior já passou, mas ainda não recuperamos as perdas acumuladas no ano e as empresas vivem um momento de cautela com relação às incertezas do controle da pandemia”. “É necessário que a estabilidade do índice se mantenha nos próximos meses para que possamos confirmar a retomada das atividades e da confiança do empresariado.”

Entenda o Índice GS1
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.

DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
– Todo 1º dia útil do mês
– Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
– Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
– Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
– Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33Número Índice (Base: média de 2012 = 100)
Fonte: Dfreire Comunicação e Negócios