Close

Instituto de Embalagens lança terceira edição do livro Embalagens Flexíveis

Mercado de embalagens que mais cresce no mundo é o tema do novo livro

No dia 28 de setembro, será lançada a terceira edição do livro bilíngue Embalagens Flexíveis / Flexible Packaging, do Instituto de Embalagens. A nova obra – a 11a da coleção Embalagem Melhor Mundo Melhor / Better Packaging Better World e o 22o livro do Instituto de Embalagens – vai ser lançada na 15ª edição do Fórum Embalagem e Sustentabilidade, e internacionalmente, durante a K, maior feira internacional de plásticos, no dia 21 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha.

Esta edição do novo livro bilíngue de Embalagens Flexíveis traz conteúdo atualizado, abordando, desde as informações de mercado, tendências, design, inovações, processos, equipamentos e sustentabilidade. Também vai apresentar muitos exemplos mundiais e brasileiros que apontam caminhos para inovar e soluções circulares de embalagens flexíveis.

O livro conta com o patrocínio da ABIEF, Alpha Clicheria, Amcor, Braskem, CBA, Grif Rótulos, Epema, FuturePack, Klabin, Lord Brasil, Nitro, PE Labellers, Polo Films, Sabic, Sonoco, Toyobo, Valgroup e Videplast, além do apoio da Antilhas, Camargo, Embaquim, Gualapack, Grupo Soléflex, Haver & Boecker, Interpack, Multivac, Radici, Siegwerk e Terphane.

O lançamento da publicação vai ao encontro do crescimento do mercado mundial de embalagens flexíveis (papel, alumínio e plásticos), cuja demanda chegará a US$ 294,1 bilhões em 2026, de acordo com novo relatório da Smithers.

Hoje a indústria de alimentos continua sendo o principal mercado para as embalagens plásticas flexíveis no Brasil (42% de participação) e no mundo (75,5%) em 2021. Os mercados de uso final de crescimento mais rápido incluem carne, peixe e aves e alimentos congelados, com uma taxa média de crescimento anual de 5,9% globalmente. Embalagens flexíveis são leves e utilizam menos matéria-prima. Isto significa menos desperdício, transporte mais barato e custos de armazenamento menores. No contraponto, as embalagens flexíveis são as menos recicladas efetivamente. O grande desafio de todo o setor deve ser enfrentado o quanto antes, estabelecendo metas claras para a redução do impacto ambiental gerado.

“No Brasil, o desempenho da indústria de embalagens flexíveis também segue em franca expansão. Em 2021, o faturamento bruto atingiu R$ 43,6 bilhões, segundo estudo da Maxiquim feito para a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis). Comenta Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

 

Serviço

Livro bilíngue Embalagens Flexíveis / Flexible Packaging

Lançamento em São Paulo: 29 de setembro de 2022 no Fórum de Embalagem e Sustentabilidade.

Lançamento internacional: 21 de outubro, na K, maior feira internacional de plásticos, em Düsseldorf, na Alemanha.

Onde comprar: https://www.loja.ideembalagens.com.br/

 

Sobre o Instituto de Embalagens

Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando ao seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto, a entidade já publicou 22 livros e realizou 100 cursos e 133 eventos, com a participação de 15.989 mil profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que melhores embalagens promovem um mundo melhor.