Reduzir, reciclar e reutilizar são pilares de sustentabilidade da filosofia corporativa do Grupo KHS, fabricante da tecnologia de envase e embalagem. Juntamente com a Alpla, especialista austríaca em embalagens, a KHS desenvolveu uma garrafa PET retornável que é extremamente leve, pesando apenas 55 gramas. O alto conteúdo reciclado de 35% da garrafa de 1 litro também tem um efeito muito positivo em sua ecobalança geral.
“Com esse desenvolvimento, a empresa de engenharia adere à sua máxima de “reduzir e reciclar”, afirma Arne Wiese, gerente de produtos de garrafas e formatos do Grupo KHS. “Nosso objetivo era produzir um sistema de contêineres retornáveis o mais ecológico possível. Dois parâmetros são de primordial importância aqui: baixo peso e uma alta porcentagem de reciclagem ”.
Ambientalmente amigável
Ao otimizar a base e o gargalo da garrafa, os especialistas em embalagens conseguiram reduzir consideravelmente o peso em comparação com os recipientes PET retornáveis convencionais. Com 55 gramas, em média, a garrafa de 1 litro é 10 gramas mais leve que as embalagens padrão. Comparada aos recipientes de vidro, a embalagem acumula apenas um décimo do peso na balança. “Essa otimização significa que a quantidade de material usado é muito menor. Ao mesmo tempo, o consumo de combustível e, portanto, também as emissões de CO2 diminuem durante o transporte”, explica Wiese.
Apesar do menor uso de materiais, o sistema retornável é ideal para uma alta circulação. A garrafa PET apresenta boa resistência ao ácido cáustico, o que significa que sua qualidade e aparência são mantidas mesmo após numerosos ciclos de lavagem.
Sistema de embalagem com alto conteúdo de reciclado
Os aspectos de fácil reciclagem e uso de reciclado também tiveram um papel importante no desenvolvimento da garrafa. O contêiner retornável ecológico não é apenas totalmente reciclável e, portanto, permanece no ciclo de reciclagem; seu alto conteúdo de reciclado é atraente. “Tivemos excelentes resultados de testes com pré-formas feitas de até 35% de materiais reciclados; pré-formas contendo 50% de reciclado também são viáveis para algumas marcas ”, afirma Wiese. O sistema PET desenvolvido pela KHS e ALPLA, portanto, mais do que satisfaz a exigência da Comissão Europeia para as garrafas PET descartáveis que devem ter 30% de conteúdo reciclado até 2030.
As pré-formas otimizadas podem ser sopradas em todos os sopradores KHS para contêineres retornáveis. Isso inclui o InnoPET Blomax Series V., que economiza recursos. O novo sistema de embalagem é adequado para todos os tipos de bebidas no segmento de contêineres retornáveis. “Estamos convencidos de que podemos colocar nossa garrafa de PET ecologicamente correta no mercado com rapidez e sucesso. Nosso objetivo é implementar o lançamento em estreita cooperação com as empresas de engarrafamento ”, conclui Wiese.
Fonte: Sputinik GmbH