Klabin vence três categorias da edição 2022 do prêmio Destaques do Setor, realizado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP)

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin foi uma das grandes vencedoras do Prêmio Destaques do Setor 2022, realizado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), conquistando o primeiro lugar em três categorias.

Em Fabricante de Papel para Embalagem, a Companhia foi reconhecida pelo EkoMix, produto desenvolvido pelo Centro de Tecnologia Klabin que consiste em uma embalagem para concreto e cimento feita com papel 100% dispersível, que pode ser integrada ao processo de preparação do material. A solução assegura a redução do volume de resíduos nos canteiros de obras, agregando produtividade e sustentabilidade ao setor de construção civil.

Já em Desenvolvimento Florestal, a Torre de Controle Florestal, implementada de modo pioneiro pela Klabin no ano passado, foi a grande campeã. A estrutura permite o monitoramento on-line e ininterrupto (24 horas por dia, sete dias na semana) das operações florestais, com uso de tecnologias como inteligência artificial (IA), transmissão de dados via rádio e satélite, telemetria dos equipamentos e ferramentas de otimização.

Na categoria Responsabilidade Social, por sua vez, o case “Plante com a Klabin” foi o destaque da edição. O programa, que está alinhado ao compromisso da empresa em promover o desenvolvimento sustentável e econômico das comunidades no entorno de suas operações, garante a geração de renda e a adequação ambiental de produtores rurais da região dos Campos Gerais, no Paraná, oferecendo um preço mínimo e a garantia de compra da madeira dos produtores de florestas de pínus e eucalipto, levando aos proprietários de terras uma excelente opção de geração de renda, complemento de portfólio produtivo, novos empregos e desenvolvimento para a região.

“Os reconhecimentos recebidos nesta edição do Destaques do Setor, da ABTCP, atestam a excelência do trabalho que a Klabin vem desenvolvendo ao longo da sua história centenária no setor de Papel e Celulose, com projetos que reforçam sua atuação comprometida com o ASG e a inovação. Mais do que isso, essas conquistas nos estimulam a ir além e continuar nos superando”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

O Prêmio Destaques do Setor é entregue há 20 anos pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel — ABTCP aos fabricantes e fornecedores da indústria de celulose e papel do Brasil, aberto à participação de empresas e profissionais associados ou não associados à entidade. Em 2018, o Prêmio foi reformulado para dar mais oportunidades de participações de profissionais do setor e empresas associadas ou não associadas para que compartilhem suas inovações e tecnologias de sucesso, agregando mais valor e informações para toda a cadeia. Atualmente, são 19 categorias abertas para empresas e três para o reconhecimento de profissionais do setor.

Fonte: In Press Porter Novelli