Como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, além de um importante mercado de bebidas, o Brasil foi escolhido para realizar, pela primeira vez, a Anufood Brazil. Este evento inédito é, especialmente voltado a esses setores e baseia-se na tradição e no modelo bem-sucedido da Anuga, a maior feira de alimentos do mundo, que acontece há 34 edições em Colônia, na Alemanha, reunindo cerca de 7 mil expositores e 160 mil visitantes.
A Anufood Brazil, que terá periodicidade anual, está programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de março de 2019, no São Paulo Expo. A expectativa dos organizadores é reunir 300 expositores nesta primeira edição em uma área de 25 mil m2.
“Trata-se de um ambiente que vai proporcionar a expositores e visitantes a possibilidade de ampliar e fortalecer seus negócios no mercado local, bem como se beneficiar de uma plataforma de exportação capaz de aprimorar o posicionamento de seus produtos no mercado internacional”, ressalta Gerald Böse, CEO e presidente da Koelnmesse. “Nosso objetivo é identificar os principais compradores ao redor do mundo, por meio da rede global de eventos Koelnmesse, e trazê-los ao Brasil para fazer negócios diretamente com os produtores e com a indústria”.
“Para as indústrias alimentícia e bebidas, a realização desse evento será um marco para o Brasil, pois certamente abrirá novos e estratégicos mercados, tornando-o globalmente conhecido e ampliando o saldo comercial do país. O Brasil precisa de um evento independente e exclusivo para a indústria alimentícia em geral como a Anufood Brazil”, afirma Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse do Brasil.
No Brasil, a Anufood será realizada em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas.
Cesar Cunha Campos, diretor da FGV Projetos, ressalta a importância do agronegócio na economia nacional e da feira como referência no setor. “Reunimos profissionais qualificados em prol do desenvolvimento agrícola do país, atuando como o ThinkTank do agronegócio nacional. A Anufood Brazil representa um importante passo na consolidação desse objetivo e no estreitamento das relações Brasil-Alemanha”.
A Anufood Brazil será composta de dez macro segmentos:
1.Agrifoods – produtos frescos, in natura, matérias-primas;
2.Fine Foods – gourmet, delicatessen e provisões gerais;
3.Meat – bovina, suína, aves e carnes especiais;
4.Chilled & Fresh Foods – produtos frescos para conveniência e delicatessen como peixe, frutas e legumes;
5.Dairy – laticínios e derivados de leite;
6.Bread&Bakery – pães, assados, bolos e massas;
7.Drinks – bebidas em geral;
8.Sweets – chocolate, confeitaria, biscoitos;
9.Food Service – culinária, tecnologia, equipamentos e serviços para o mercado de foodservice, catering e hotéis;
10.Organics – alimentos orgânicos em geral.
Além da Anufood Brazil, a subsidiária brasileira do grupo já organiza outros cinco eventos de sucesso, sendo dois deles voltados para a indústria alimentícia: a Anutec Brazil, evento de máquinas, processos e embalagens para o segmento de proteína animal, em Curitiba, e o WellFoodIngredients Summit, focado em ingredientes alimentícios para produtos funcionais e saudáveis, em São Paulo.
Fonte: 2PRÓ Comunicação