Close

Lata que simula textura de uma bola de basquete é resultado de um Innovation Day

Tendência nas empresas, o Innovation Day é um encontro dedicado a pensar soluções inovadoras para marcas e produtos. Diversas companhias vêm investindo no método e reunindo equipes multidisciplinares para passar um dia inteiro “pensando fora da caixa”. Como prova do quanto esta prática pode gerar excelentes resultados, a Budweiser celebrou recentemente a final da principal liga de basquete profissional da América do Norte (NBA) lançando, no Brasil, uma lata comemorativa que simulou a aparência e a textura da bola símbolo deste esporte. A embalagem, que utilizou a tecnologia de verniz táctil, foi fruto de um Innovation Day realizado em parceria com a Ball, maior fabricante de latas de alumínio para bebidas do mundo.

O evento aconteceu dentro da Ambev, reunindo a equipe da Budweiser, os times Comercial e de Marketing da Ball e representantes de agências de publicidade. A proposta da lata da NBA – que foi idealizada e desenvolvida pela agência BananaBr, em parceria com a Ball – foi apresentada na ocasião e, posteriormente, aprimorada pela agência África antes de chegar aos pontos de venda. A fabricante de latas investe nos encontros de inovação constantemente. O objetivo é levar soluções inovadoras, que despertem no cliente o interesse de desenvolver a ideia e reproduzi-la em parceria. Dessa forma, a companhia atua como líder e se posiciona como parceiro estratégico no mercado. “Além de aumentar o valor dos negócios já existentes, vendendo tecnologia, temos um propósito ainda maior, que é fazer da lata um ícone das campanhas de grandes marcas”, explica Hugo Magalhães, Gerente de Marketing e Novos Negócios da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul.

Muito mais do que um dia de reunião, a prática do Innovation Day envolve um trabalho prévio de planejamento e criação. Na Ball, tudo tem início com um briefing, onde a companhia mapeia o cliente para entender qual é o público das marcas, as ocasiões de consumo das bebidas, os canais onde são comercializadas e a visão das empresas. Após esta etapa, reuniões criativas são realizadas em conjunto e a lata-conceito é desenvolvida e apresentada durante o evento de inovação. “A nova lata de Budweiser foi resultado deste processo criativo e é mais um exemplo do potencial que as latinhas têm para amplificar ações de comunicação, gerando experiências com a marca”, explica Rafael Schaeppi, sócio da agência BananaBr.

A edição limitada da lata pode ser encontrada durante todo o mês de junho, em eventos promovidos pela Budweiser e nas lojas do Carrefour.

Fonte: Edelman