Maranhão aumenta em 25% coleta de latas de aço em 2023 por intermédio da Prolata

Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, fecha 2023 com resultados positivos no Maranhão. Ao todo, 2.016 toneladas de latas de aço pós-consumo foram coletadas para reaproveitamento e destinação correta, o que diminui o impacto de resíduos sólidos no meio ambiente. Em 2022, o programa havia recolhido 1.616 no Estado (862 no primeiro semestre e 754 toneladas no segundo), representando 25% a menos do que em 2023.

A associação encerrou o ano com quatro pontos parceiros, sendo um entreposto (localizado em São Luís) e três cooperativas de catadores de materiais recicláveis (duas localizadas na capital e uma em Itapecuru Mirim). Das 2.016 toneladas, 879 foram apontadas no primeiro semestre de 2023 e 1137, no segundo semestre do ano.

Além da gestão dos meios de recebimento de latas de aço pós-consumo, a Prolata presta apoio às cooperativas parceiras. “Contribuímos desde a regularização das cooperativas até a doação de EPIs ao suporte para a adequação de layout produtivo”, acrescenta Gabriela Rangel, coordenadora de cooperativas Prolata.

Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem, reconhece a importância das ações realizadas em 2023 no Estado para os resultados alcançados. “Fortalecer o sistema de logística reversa no Estado do Maranhão é um trabalho constante e, com o apoio dos nossos parceiros e do Ministério Público local, pretendemos continuar apresentando resultados cada vez melhores e mais positivos para o meio ambiente”, afirma.

Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem