Shoppings promovem feijoadas e festas temáticas, Ambev deixa a Sapucaí, que passa a ser patrocinada pela Itaipava. Ações prometem movimentar a festa por todo o país.
As marcas estão se preparando para cair na folia e marcarem presença ao lado dos consumidores enquanto eles se divertem. São eventos, ações de live Marketing, lançamentos de latas comemorativas e, principalmente, patrocínio das principais festas do Brasil. Afinal, o mercado de entretenimento é um dos mais promissores do país, como aponta estudo exclusivo do Mundo do Marketing.
Um dos grandes palcos da festa no país, a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, tem novo patrocinador. Depois de 26 anos reinando na passarela do samba carioca, a Ambev, que já teve duas marcas – Brahma e Antarctica – como grandes anfitriãs abriu espaço para a Itaipava. O rótulo da Cervejaria Petrópolis será a cerveja oficial no sambódromo. Além disso, pelo segundo ano consecutivo a marca terá um camarote exclusivo para convidados, sendo a única do setor.
Com forte presença no Rio de Janeiro, a Itaipava vinha namorando o carnaval carioca há algum tempo. A cervejaria é fornecedora exclusiva de cerveja nas quadras de grandes agremiações: Salgueiro, Unidos da Tijuca, União da Ilha, Imperatriz Leopoldinense, Unidos de Vila Isabel, do grupo especial, além da Império Serrano, Viradouro, Império da Tijuca, do grupo de acesso. Ao todo são 23 quadras de escolas de samba do Rio patrocinadas.
O investimento da Itaipava no carnaval em todo o país é de R$ 32 milhões e, além do Rio de Janeiro, a marca terá ativações na Bahia e Pernambuco. O investimento no Rio teve aumento de 15% em relação a 2016. São R$ 15 milhões em ações como patrocínio da Liesa, camarote, ações comerciais de PDV, patrocínio das quadras das escolas de samba, entre outros eventos.
Apesar de ter deixado a Sapucaí, a Ambev faz neste ano seu maior investimento no carnaval. A gigante deixou os camarotes para aumentar a presença nos blocos de rua, que crescem a cada ano. A Skol terá forte presença nas festas de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte, Ouro Preto, Recife, Olinda, Manaus, Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá. Na capital baiana será montado um palco Skol no Farol da Barra, um dos principais circuitos da festa.
A Antarctica mantém o patrocínio do carnaval de rua do Rio de Janeiro, uma relação que já dura oito anos. Em 2017, o número de blocos patrocinados chega a 386, um aumento de 30%. Com o conceito “Coisa BOA gera Coisa BOA”, a marca criou embalagens com mensagens positivas, que serão comercializadas durante o período. A Antarctica também apoia o carnaval em Brasília, onde patrocinará 82 blocos; em 2016 foram 42.
Quem também criou lata especial foi a Schin, que colocou os cantores Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, embaixadores da marca, no rótulo. A lata temática é produzida em edição limitada e já está disponível nos pontos de vendas dos estados da Bahia e Sergipe. O consumidor encontra o produto nas versões de 269 ml e 350 ml. Recém adquirida pela Heineken, a marca trabalha o conceito “Schin Aê”, que conta com um camarote homônimo e um jingle. A cerveja patrocina camarotes, trios e ensaios.
Não são apenas as cervejas que estarão fazendo a festa nas ruas. A Kadov, vodka Premium da CRS Brands, aproveita a folia para divulgar a sua imagem. A marca vai patrocinar os blocos de rua e festas universitárias em diversas localidades do país. Um deles é o desfile do tradicional bloco “Chupa que é uva”, de Jundiaí, que acontece no dia 18 de fevereiro na Av. La Torre. Em São Paulo, capital, a Kadov é a vodka oficial dos desfiles dos blocos “Agrada Grego”, que acontece no dia 25 de fevereiro no bairro do Bexiga, e “Domingo ela não vai”, no dia 26 de fevereiro, no Centro, com a participação da cantora Gretchen.
Folia entra nos shoppings
Para atrair os consumidores, os shoppings centers prometem fazer a festa dentro dos empreendimentos. No Rio de Janeiro, o Nova América, administrado pela Ancar Ivanhoe, tem programação para adultos e crianças. Nos domingos 19 de fevereiro e 5 de março, o espaço terá feijoada na Rua do Rio, uma das principais áreas de entretenimento. A primeira contará com a Bateria Furiosa da Acadêmicos do Salgueiro e no dia 5 de março acontece a segunda edição de “ressaca” do evento com apresentação do Bloco Cordão da Bola Preta.
Para os pequenos, o tradicional Bailinho do Tijolinho acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro. O primeiro contará com a presença de Bia Bedran e o segundo do Gigantes da Lira. O evento acontece sempre das 16h às 19h, no estacionamento da unidade. Além disso, na Rua do Rio, nos dias 27 e 28 de fevereiro, haverá Fanfarrinha, das 16h às 20h.
O Norte Shopping antecipou os festejos e desde o dia 10 de fevereiro promove blocos em sua praça de alimentação. A primeira edição contou com a bateria da Mangueira. Nesta sexta, 17, será a vez da bateria do Salgueiro, a partir das 20h. No dia 24 será a vez do Bloco Simpatia é Quase Amor, tradicional na Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre os dias 25 a 27 a animação ficará por conta dos músicos do Bloco Bafafá, a partir das 16h.
O Shopping Bay Market promove, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, das 12h às 20h, a ação de beleza `Folia no Bay´, em parceria com a Vult Cosméticos e a Borbô Unha & Corpo. A ação é gratuita e será realizada no primeiro piso do shopping. Durante o período, o empreendimento disponibilizará um lounge de beleza, onde mulheres poderão ser maquiadas pela equipe da Vult Cosméticos. As clientes também poderão experimentar o serviço de esmaltação da Borbô Unha & Corpo, além de receber dicas de profissionais e conhecer os últimos lançamentos e tendências das marcas.
Ativações em blocos
Principal ponto de encontro dos foliões, os blocos de rua atraem multidões e são exemplos da democratização do carnaval, pois, em geral, a participação é gratuita. Justamente por conta dessas características, os desfiles dos blocos viram palco para ativação marcas dos mais diversos segmentos. O iFood aproveitará a festa para lembrar os foliões que para ter pique é preciso estar bem alimentado. A plataforma marcará presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Na capital paulista, o patrocínio inclui três grandes eventos: a festa de Daniela Mercury na Audio Club, no dia 18; o CarnaUOL, que acontece no Estádio do Canindé, nos dias 18 e 19; e o desfile do bloco Pilantragi, também no dia 19. No Rio de Janeiro, o iFood patrocina o camarote CarnaUOL na Marquês de Sapucaí, durante os quatro dias de desfile das escolas de samba. Em Salvador, marca presença nos blocos Crocodilo e Pipoca da Rainha, comandados por Daniela Mercury.
A Riachuelo levará os personagens Mario e Luigi, do game Mario Bros, para o Bloco Camaleão, em Salvador, e Galo da Madrugada, em Recife. A ação antecede a chegada da coleção do personagem Mario Bros com exclusividade às lojas da Riachuelo, no início de março. O Bloco Camaleão, do cantor Bell Marques, levará os irmãos encanadores – ícones do jogo da Nintendo – para cima do trio no domingo de carnaval, em um desfile temático. Além disso, os abadás de domingo do Camaleão trarão os personagens estampados. Painéis de led no carro de apoio e no próprio trio exibirão imagens com as animações do jogo.
Para completar o cenário, bandanas e viseiras do Mario e Luigi serão distribuídas aos foliões. No ano passado, a Riachuelo levou os personagens do seriado Os Simpsons (Bart, Homer, Lisa, Marge e Maggie) para pularem o carnaval no bloco baiano. Pelo sétimo ano consecutivo, a marca patrocina os blocos do cantor Bell Marques em Salvador. Em Recife, os protagonistas do game clássico da Nintendo se juntarão à multidão no sábado de carnaval ao som de frevo, no trio “Seja Você Seja Feliz” da Riachuelo, no tradicional desfile do Galo da Madrugada, que reúne cerca de dois milhões de foliões.
Promoções e novidades
A Prudence se uniu ao APP `Vá de Táxi´ para distribuir preservativos gratuitamente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador. Ao todo, a marca distribuirá cerca de 20 mil camisinhas aos taxistas que atendem pelo aplicativo. Os preservativos doados são Prudence Efeito Retardante e Prudence Ultra Sensível, e a dinâmica da ação será por meio do aplicativo. Os taxistas que tiverem camisinhas serão identificados na plataforma. Desta forma, assim que aceitar a corrida, o passageiro será impactado por um push com a mensagem para solicitar o preservativo ao motorista.
A fabricante de camisinhas Blowtex vai reforçar sua presença no Carnaval 2017 em uma campanha online e off-line para aumentar o recall de marca. Entre os destaques está a exposição em mídia out of home no Metrô de São Paulo e ônibus no Rio de Janeiro. Com o mote “Atitude é sexy – qual é a sua?”, a campanha contará com painéis em plataforma, adesivos de janela e painéis duplos nas principais estações do Metrô em São Paulo.
A K-Med aproveitou a proximidade do carnaval para desenvolver dois novos sabores de géis beijáveis da linha Rocketts. As novas versões foram inspiradas em conhecidos drinks e escolhidas pelo público em votação pelas redes sociais e estão disponíveis em edição limitada em todas as farmácias do Brasil. A Espanhola tem aroma e sabor de uva e a Caipirinha evidencia o limão.
Fonte: Mundo do Marketing