Melhoramentos apoia a campanha #SouMaisPapel

A Melhoramentos, companhia de capital aberto que atua nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário, acaba de divulgar em suas redes sociais o apoio à campanha #SouMaisPapel, iniciativa de entidades e empresas que compõem a cadeia de base florestal, responsável pela produção de celulose, papel, embalagem de papel, pisos laminados, painéis de madeira, entre outros.

O movimento tem como objetivo divulgar toda sustentabilidade existente ao longo do processo produtivo desta indústria, desde o campo até o bioproduto nas mãos dos consumidores. A campanha trará nas redes sociais dados relevantes que comprovam a atuação do setor em busca de eficiência, sustentabilidade e inovação, reforçando a importância do setor para outras áreas da economia.

De acordo com um estudo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) – associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas -, o volume de árvores para fins industriais plantadas por dia no Brasil já chegou à marca de 1 milhão de novas mudas cultivadas diariamente. O setor de papel e celulose tem uma receita bruta total na casa de R$ 100 bilhões. As empresas no Brasil têm investimentos previstos de R$ 35,5 bilhões até 2023, destinados para florestas, novas fábricas, expansões, tecnologia e ciência.

Na Melhoramentos, as florestas removem mais CO2 do que a empresa emite — são 4,3 milhões de toneladas de estoque de carbono

A empresa possui a certificação FSC® 100% (Forest Stewardship Council®) sob os códigos de licença FSC-C102403 para o Manejo Florestal e FSC-C106114 para a Cadeia de Custódia, os quais são mantidos por meio da realização de auditorias constantes e rigorosas, atestando que toda a madeira e o processo sejam certificados.

Além disso, possui diversas iniciativas voltadas à sustentabilidade, entre elas: monitoramento e conservação dos recursos hídricos, da fauna e da flora; preservação de nascentes; preservação das Florestas de Alto Valor de Conservação (FAVC); estudos e monitoramentos socioambientais; projeto de educação ambiental Eco Melhor, entre outras.

A empresa tem aprimorado suas atividades de exploração e manejo racional das florestas plantadas — também conhecidas como silvicultura. O patrimônio da Melhoramentos abrange hoje uma área de 148 quilômetros quadrados, superior à extensão de quase mil cidades brasileiras. Nesse perímetro, estão reunidas mais de 4,3 milhões de toneladas de estoque de carbono, em meio a 819 nascentes de água protegidas por áreas nativas. São 37,4 milhões de m2 de florestas de alto valor de conservação (FAVC).

Além do alto percentual de áreas nativas preservadas (49%), a empresa também tem baixa emissão de poluentes, com estoque de CO2 muito maior que suas emissões. Atualmente, quase 90% do consumo da Melhoramentos provém exclusivamente de fontes renováveis.

A fibra de alto rendimento, produzida pela Melhoramentos, reduz a necessidade da área plantada, uma vez que a madeira é melhor aproveitada em seu processo produtivo, se comparada a produção de celulose. Ademais, em sua planta industrial há uma estação de tratamento de água e uma estação de tratamento de efluentes, garantindo a qualidade da água fornecida e do efluente que retorna para os mananciais.

Em paralelo, tem incrementado o uso de recursos tecnológicos de ponta no planejamento e acompanhamento da colheita florestal. São aplicativos de localização e rastreamento, plataformas com imagens de satélite, sistemas de gestão florestal e drones com câmeras que, além de monitorarem a silvicultura, fazem o gerenciamento do combate a incêndios florestais.

Por sua vez, o corte das árvores em suas propriedades obedece aos princípios de um manejo certificado que respeita os ciclos das espécies e ajuda a manter o solo saudável, minimizando os impactos para o meio ambiente.

Em seu Relatório de Sustentabilidade 2020, a Melhoramentos destaca seu crescimento sustentável e responsável. Desenvolvido no padrão GRI (Global Reporting Initiative), o documento evidencia a nova estratégia corporativa da companhia, alinhada aos princípios ESG, com o foco em apoiar a agenda global e intensificar o impacto positivo para colaboradores, comunidade e meio ambiente.

“A Melhoramentos é uma empresa cidadã e busca em suas ações a ecoeficiência e a minimização dos impactos sociais e ambientais, acima das exigências legais. O compromisso de conservar florestas, de onde extraímos nossa principal matéria-prima, é nossa melhor forma de contribuir para a redução dos impactos que alteram o clima do planeta”, complementa o CEO Rafael Gibini.

Fonte: Pitchcom Comunicação