Close

Melhoramentos é destaque em Camanducaia (MG) por preservação do meio ambiente e ações com a comunidade 

A Melhoramentos, companhia de capital aberto que atua nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário, acaba de receber o reconhecimento da prefeitura do município de Camanducaia pela publicação do Plano de Manejo Florestal desenvolvido pela empresa.

Por meio do ofício nº 536/2021, o prefeito da cidade de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira destaca e parabeniza o comprometimento da empresa por meio de ações que priorizam a preservação do meio ambiente local, onde a empresa mantém sua unidade de produção de fibras de alto rendimento, extraídas das suas áreas de florestas que totalizam 11.294,27 hectares. “Estamos felizes por Camanducaia poder sediar uma empresa que visa o bem-estar da comunidade, fazendo a diferença em aspectos sociais, ambientais e econômico. Agradecemos também o cuidado com as nossas lindas paisagens, onde ações desenvolvidas pela empresa como, ocupação do solo realizada em forma de mosaico para intercalar áreas de preservação permanente e florestas plantadas, buscam minimizar os impactos visuais da colheita. Ressaltamos ainda, que sua contribuição é imprescindível para o sucesso do nosso município”.

A Melhoramentos possui na região a unidade de produção de fibras de alto rendimento, além de instalações para o cultivo e o manejo florestas. Desde 2011, a Melhoramentos possui a Certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em seu manejo florestal e em sua cadeia de custódia da indústria.

Com o objetivo de garantir a diversidade da paisagem, o plano de manejo florestal da Melhoramentos utiliza a técnica de plantio em mosaicos, entremeando suas florestas com fragmentos de vegetação nativa, sendo elas: áreas de preservação permanente (APP), áreas de reserva legal (RL) e fragmentos florestais nativos.

Em função do plano prático para manutenção da diversidade, as áreas plantadas nas unidades de manejo são distribuídas de acordo com planejamento de colheita por toda propriedade e diversificado por idade, tipo de clone, tamanho dos polígonos de produções (talhões) e localização no relevo. Esta técnica, além de propiciar maior resistência à floresta quanto ao ataque de pragas e surgimento de doenças, favorece a mobilidade das espécies no interior das fazendas por meio de um mosaico de áreas nativas e de fragmentos exóticos, mantendo a alta diversidade da flora e da fauna presentes nas áreas da Companhia.

A empresa tem incrementado o uso de recursos tecnológicos de ponta no planejamento e acompanhamento da colheita florestal. São aplicativos de localização e rastreamento, plataformas com imagens de satélite, sistemas de gestão florestal e drones com câmeras que, além de monitorarem a silvicultura, fazem o gerenciamento do combate a incêndios florestais.

No início de junho de 2021, biólogos e especialistas em Zoologia contratados pela Melhoramentos fizeram o registro do macaco muriqui-do-sul  (Brachyteles arachnoides) – um dos primatas mais raros e ameaçados de extinção e considerado o maior macaco das Américas -, numa área de floresta nativa protegida pela empresa, na região de Monte Verde (Camanducaia), sul de Minas Gerais. Isso graças ao monitoramento da fauna local, em suas áreas preservadas, e já tem catalogada mais de 200 espécies, entre mamíferos, aves répteis, anfíbios e peixes.
Integração com a comunidade
Com uma atuação focada em desenvolver seu entorno de forma sustentável, a Melhoramentos promove ações que visam maior interação com a comunidade de Camanducaia. Uma delas é a Escola Rural Particular Alice Weiszflog, inaugurada em 1948, criada e mantida pela Melhoramentos, é referência em educação de qualidade em Camanducaia (MG). A escola já formou cerca de 10 mil crianças desde sua inauguração. Totalmente gratuita para os alunos, foi criada inicialmente para atender aos filhos dos colaboradores da Melhoramentos, porém ao passar dos anos, a empresa ampliou o atendimento para oferecer formação educacional às crianças da região, que atualmente representam 85% dos alunos da rede de ensino local.
A instituição é mantida pela Melhoramentos e, em parceria com a prefeitura Municipal de Camanducaia, contribui com a contratação do corpo docente, materiais escolares e acesso à educação para as crianças até o 5º ano. Além disso, a empresa cede a estrutura da escola para que a prefeitura também possa atender alunos do 6º ao 9º ano.
“É uma honra e um orgulho para a Melhoramentos receber o reconhecimento de nossos esforços por parte da cidade que tão bem nos acolhe há décadas. Nossas ações estão focadas no desenvolvimento das regiões onde estamos instalados de forma sustentável. É assim que queremos continuar sendo a empresa do amanhã. Para nós, desenvolver a Melhoramentos é desenvolver o nosso entorno. Isso inclui a nossa busca constante por ecoeficiência e a minimização dos impactos sociais e ambientais. Nossos negócios e inovações são movidos pela força da natureza e a ela devemos nossos esforços e investimentos”, complementa o CEO Rafael Gibini.
Fonte: Pitchcom Comunicação