Close

Milliken apoia a GO! PHA para ampliar uso de “plásticos” biodegradáveis em diferentes tipos de embalagens

A Divisão Química da Milliken & Company se juntou à Organização Global para PHA (GO! PHA) com o intuito de ajudar nos desafios de desenvolvimento técnico e de mercado relacionados aos biopolímeros biodegradáveis de polihidroxialcanoato (PHA). O material é uma espécie de plástico biodegradável, com excelentes propriedades para reduzir os impactos no meio ambiente.

Com a decisão, a Milliken passa a contribuir com sua experiência para melhorar processamento, desempenho, estética e outros atributos importantes do PHA. O objetivo é expandir a gama de aplicação desta família de materiais para outros tipos de embalagens.

“Nossa participação acontece em uma plataforma colaborativa. Esse é o modelo ideal para enfrentar os desafios dos plásticos no oceano, e da conservação dos recursos naturais”, diz Allen Jacoby, vice-presidente sênior de Aditivos para Plásticos da Divisão Química da Milliken. “Substituir materiais tradicionais por polímeros PHA biodegradáveis de base biológica pode fornecer opções de menor impacto para serviços de alimentação e embalagens flexíveis. Estamos ansiosos para trabalhar com outros membros do GO! PHAs. Os polímeros PHA podem se tornar mais atraentes para designers de produtos, conversores e consumidores”.

A GO! PHA é uma coalizão entre indústrias e academia, dedicada ao desenvolvimento, comercialização e adoção de polímeros PHA, por meio da defesa e compartilhamento de conhecimento. Com sua adesão, a Milliken passa a trabalhar priorizando problemas técnicos e maneiras de resolvê-los, adaptando aditivos Milliken de alto desempenho existentes ou desenvolvendo novas tecnologias.

“Estamos muito satisfeitos em receber a Milliken no GO! PHA”, diz Rick Passenier, membro do conselho executivo da entidade. “A experiência em aditivos de polímero da empresa, e as extensas capacidades de desenvolvimento agregam um valor enorme na otimização das propriedades e processabilidade do PHA, além de contribuir na expansão do uso do material em aplicações de embalagens de uso único”.
Fonte: 2PRÓ Comunicação