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Ministério da Cultura, Ball e Evoluir apresentam projeto que promove competências para educação integral na rede pública de São José dos Campos

Um jogo dinâmico e divertido, com o desenho de estratégias e desafios, onde não existe um vencedor, mas todos saem ganhando. Esse é o recurso utilizado pelo projeto Heróis em Ação, que chega às escolas da rede pública de São José dos Campos para promover, de forma lúdica, as competências essenciais para a formação integral dos alunos e sua participação ativa na construção de um futuro melhor. A iniciativa é realizada pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – patrocinada pela Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

O projeto, que deve beneficiar cerca de 150 estudantes no município, inclui ainda a capacitação de 40 professores a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em quatro módulos formativos, presenciais e virtuais, até setembro. É essa metodologia, em formato gamificado, ou seja, de um jogo colaborativo e inspirado no livro “Lá Onde Eu Moro”, que embasa as ações com os jovens, conduzidas por um arte-educador local, para que consigam elaborar e implementar intervenções em torno de uma causa que faça sentido onde vivem, a fim de mobilizar a comunidade. O intuito é que ganhem protagonismo, novas habilidades e se apropriem de seu espaço. Ao final desse processo, será realizada uma exposição aberta ao público de todos os trabalhos concluídos pelos estudantes, prevista para acontecer em outubro.

“Todos os projetos da Evoluir são elaborados para ajudar a desenvolver cinco competências que serão fundamentais para que esses estudantes possam prosperar como cidadãos em um mundo em constante transformação: Mergulhar em siVoz ativaFluir em equipeEntender o mundo e Agir consciente”, enumera  Júnior Ribeiro, coordenador do Heróis em Ação na Evoluir. “São diretrizes que permitem trabalharmos habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, capacidade de comunicação, relacionamento e interação, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para a promoção do bem comum”.

Ribeiro ressalta que, no Heróis em Ação, o caminho encontrado para concretizar tudo isso foi a gamificação, que é algo muito familiar para os jovens e que oferece um aprendizado lúdico, com base em conceitos importantes. “Eles constatam, na prática, que podem ser agentes de transformação positiva em seu próprio território, pesquisando e definindo em qual causa desejam atuar, dentro do que é mais importante para aquela comunidade”, diz. “Nesse escopo, entram desde iniciativas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade até questões sociais, de inclusão, combate à violência e pertencimento. E toda essa trilha de conhecimentos está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), potencializando e complementando o conteúdo abordado em sala de aula”, conclui o coordenador da Evoluir.

“Na Ball, temos dois pilares muito bem definidos para nossas ações de responsabilidade social, que são Educação e Reciclagem, e temos muito orgulho de apoiar projetos como o Heróis em Ação, com o objetivo de promover educação ambiental, consumo consciente e inclusão social. Além disso, nossa sede sul-americana está localizada em São José dos Campos, o que faz com que essa parceria e a oportunidade de contribuirmos para o desenvolvimento dos estudantes da região sejam ainda mais gratificantes”, afirma Mariana Lima, Supervisora de Comunicação da Ball para América do Sul.

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Heróis em Ação dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Erradicação da Pobreza (ODS 1), Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

Fonte: Edelman