A Mintel anunciou duas tendências que impactam a indústria global de embalagens em 2020:
- À frente da curva de reciclagem: fabricantes de embalagens e donos de marcas devem continuar a desenvolver e comercializar inovações em embalagens recicláveis, mesmo que ainda não exista a capacidade de reciclá-las.
- Reabastecimento na loja: o rápido crescimento de lojas independentes sem embalagem está levando os varejistas do setor a pensar em como criar oportunidades de reabastecimento simples na loja.
O diretor global de embalagens da Mintel, David Luttenberger, discute as principais tendências que influenciam o setor de embalagens em todo o mundo durante o ano.
À frente da curva de reciclagem
“Apesar dos desejos do mundo, o plástico descartável continuará existindo nas próximas décadas. Com apenas uma fração do resíduo plástico do mundo sendo realmente reciclado, há uma necessidade urgente de explorar tecnologias que são ‘tecnicamente’ recicláveis agora e para o desenvolvimento de alternativas plásticas – não apenas plásticos descartáveis, mas para todos os tipos de plásticos e embalagens. Tempo é essencial; essas tecnologias devem ser desenvolvidas hoje, antes de serem recicladas, e não o contrário. Mas as tecnologias da próxima geração são apenas pequenos pedaços da equação maior que abordarão e resolverão a crise de resíduos e reciclagem. Com toda a vontade do mundo, ‘reduzir, reutilizar, reciclar’ não é universal; é difícil reciclar se o consumidor não for lembrado pela primeira vez de “devolver” a embalagem para a lixeira apropriada ou para o sistema de devolução da loja. Os donos de marcas, fabricantes, órgãos da indústria de embalagens, governos e organizações sem fins lucrativos precisam atuar em harmonia para melhor informar os consumidores, desenvolver embalagens mais facilmente recicláveis e estabelecer melhores sistemas de coleta e processos de reciclagem ”.
Reabastecimento na loja
“Independentemente do material usado, a próxima iteração da economia circular está claramente focada na reutilização, juntamente com a reciclagem. Com o uso único agora uma frase tóxica para muitos consumidores, as embalagens reutilizáveis estão se tornando cada vez mais conhecidas e usadas. Enquanto os consumidores desejam uma redução de embalagem resultante da reutilização, eles esperam que essa seja uma transação simples e sem bagunça. Mas sem a embalagem para servir como um dos principais canais de comunicação das marcas aos consumidores, a marca pode se tornar um desafio. As marcas devem procurar oferecer experiências memoráveis por meio do refil a fim de criar engajamento com a marca, com aquelas que levam algum teatro ao momento do refil com maior probabilidade de sucesso. E embora muitas lojas de refil menores usem contêineres Instagramáveis (como potes de vidro atraentes), se o refil se tornar popular, os consumidores esperam opções reutilizáveis que sejam fáceis de usar do início ao fim. Atendendo a essa necessidade, as marcas têm a oportunidade de garantir que sua mensagem seja mantida ”.
Fonte: Imprensa Mintel