Close

MMA, ABIR E ANCAT lançam nova campanha de descarte consciente de embalagens

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) lançaram, na última terça-feira, 9/4, a nova fase da campanha de comunicação “Crie Esse Hábito” durante a ANUGA Brazil, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, realizada em São Paulo. Nesta segunda etapa, que trata do descarte consciente de embalagens de bebidas não alcoólicas consumidas fora de casa, a campanha ganhou reforço da ANCAT, destacando a importância e valorização do trabalho dos catadores(as) de materiais recicláveis do país.
“Temos feito um trabalho grande no Ministério com a criação de programas para ajudar as cidades a fazer seus planos de ação climática e, nessa agenda, tratar sobre resíduos sólidos, sua eficiente gestão e responsabilidades, com uma ação integrada do ponto de vista das empresas e dos governos para que essa revolução seja feita em bases sustentáveis, é fundamental. A campanha Crie Esse Hábito é um excelente exemplo dessa união, informando o consumidor sobre o descarte consciente de embalagens e destacando a importância da inclusão socioprodutiva dos catadores”, destaca Adalberto Maluf, Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA.
“Essa campanha é, para o setor de bebidas não alcoólicas, motivo de muito orgulho desde a sua primeira edição, alinhada com nosso tripé de atuação que consiste em informação, inovação e portfolio. Somos parte da solução e essa parceria diz muito sobre isso, sobre responsabilidades compartilhadas. O novo vídeo educativo garante ainda mais informação à população e consumidores sobre o descarte de embalagens de forma consciente, contribuindo com a sustentabilidade e valorizando o trabalho tão importante dos catadores de materiais recicláveis”, afirma Victor Bicca, Presidente da ABIR.
“Incluir os catadores(as) de materiais recicláveis em uma grande campanha como essa faz todo o sentido. Os catadores são base da cadeia da reciclagem e fazem parte do cotidiano da sociedade, tanto quando atuam em organizações, seja como autônomos. Por isso, além da atividade fundamental que fazem na coleta e separação de resíduos, os catadores são agentes de conscientização ambiental, por representar esse trabalho no dia a dia das pessoas. Essa conexão entre catadores, setor público e iniciativa privada é o que a ANCAT acredita para fazer avançar os números da reciclagem e os resultados sociais e a economia circular”, afirma Roberto Rocha, Presidente da ANCAT.
PARCERIA FORTALECIDA
A ABIR e a ANCAT assinaram, em março deste ano, novo protocolo de intenções com o objetivo de incentivar a economia circular de embalagens em geral, em consonância com as premissas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O acordo, assinado na sede da ABIR em Brasília, estabeleceu apoio ao desenvolvimento de um programa de logística reversa entre as associações, bem como a criação de uma entidade gestora como prevê a legislação vigente; campanhas de educação ambiental ; melhoria contínua do design de embalagens visando a redução de utilização de energia e matéria-prima para sua produção; redução gradativa até a substituição por completo de embalagens de bebidas com baixo índice de reciclagem no Brasil; ampliação da utilização de conteúdo reciclado nas embalagens, ampliação do portfólio de retornáveis, bem como fortalecimento das cooperativas ou entidades associativas de catadores de material reciclável.
Link para a campanha: https://www.crieessehabito.com.br/
Fonte: Imprensa Projeto Colabora