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Natura disputa compra da rede The Body Shop, da L’Oréal

A Natura está de olho em um grande ativo internacional: a rede de lojas The Body Shop, hoje nas mãos da multinacional francesa L’Oréal, de acordo com fontes de mercado.

A cadeia de cosméticos de apelo sustentável, que hoje tem 3 mil lojas no mundo (sendo 119 no Brasil), foi posta à venda pela L’Oréal no início deste ano. Além da Natura, grandes fundos de investimento internacionais também estariam na disputa.

A francesa tem a intenção de arrecadar € 1 bilhão, mas fontes afirmam que o ativo deve sair com desconto de cerca de 20%.

Gigante global dos cosméticos, a L’Oréal comprou a britânica The Body Shop em 2006 por cerca de US$ 1,1 bilhão (em valores da época).

Fundada por Anita Roddick em 1976, a empresa tinha a intenção de manter seu perfil sustentável mesmo dentro da estrutura da gigante francesa – o que, segundo analistas, acabou não acontecendo.

No ano passado, segundo o jornal britânico The Guardian, a companhia voltou a reafirmar que perseguiria princípios éticos em 2020, entre eles a redução da dependência de embalagens derivadas do petróleo.

A venda do negócio estaria ligada à redução dos resultados da rede de varejo. No ano passado, o faturamento global da The Body Shop teve queda de 5%, para € 920 milhões, enquanto o lucro teve uma baixa de 38% e somou € 33,8 milhões.

Ao anunciar esses resultados, no último mês de fevereiro, a L’Oréal confirmou que a divisão estava à venda.

Apesar dos resultados terem piorado, fontes afirmam que a Natura não está sozinha na disputa pela The Body Shop – fundos internacionais de grande porte, com o Advent International, também estariam no páreo.

Fonte: New Trade