Dando continuidade à sua jornada de sustentabilidade, Nestlé Professional, divisão de consumo fora do lar da companhia, acaba de implementar copos 100% recicláveis nos estabelecimentos comerciais parceiros, como cafeterias, bares e restaurantes. A estimativa é reduzir 100 toneladas de material não reciclável em circulação em 2024.
Nestlé Professional iniciou as substituições em setembro e a expectativa é que todos os estabelecimentos parceiros recebam os novos copos até maio de 2024. Feitos de monomaterial (papel) e revestidos de um verniz que proporciona suporte para bebidas quentes, os copos poderão ser totalmente reciclados.
“Até pouco tempo atrás, não existiam opções de copos descartáveis feitos de um único material. A película interna que revestia os copos impossibilitava a reciclagem. Por isso, fomos em busca de uma solução viável para o nosso negócio e nossos parceiros, e que fosse benéfica para o meio ambiente”, afirma Rodrigo Maingue, diretor executivo da Nestlé Professional. Anualmente, Nestlé Professional comercializa cerca de 15 milhões de copos.
A jornada sustentável de Nestlé Professional
Em 2015, a Nestlé criou o Programa Yocuta (Jovens Talentos Culinários, em português) –projeto de capacitação gratuita em gastronomia para jovens com idades entre 18 e 30 anos– para revelar talentos da culinária nacional. Desde sua criação, 1.770 jovens já foram impactados por essa iniciativa pioneira na América Latina.
Nestlé Professional intensificou sua jornada de sustentabilidade (social, econômica e ambiental) em 2020 com a modernização das máquinas que, hoje, utilizam 90% de energia a menos do que as opções existentes no mercado. Em 2022, lançou o programa Nestlé Futuros Baristas, programa para capacitar jovens em vulnerabilidade social como baristas profissionais e apoiá-los em busca da empregabilidade. Em parceria com a ONG G10 Favelas e o Senac, formou 40 jovens em sua primeira turma. Em 2023, 100 novos jovens foram impactados com o projeto, que teve parcerias com Emprega Comunidade, Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Jô Clemente (IJC) e Rappi.
Além disso, no início do ano, lançou uma máquina de café com uma solução que permite que pessoas com deficiências visuais tenham autonomia no momento de escolher seu café, sem o risco de derrubar o copo ou se queimar com a bebida quente.
Como próximos passos, já para 2024, está prevista a revisão de layout das embalagens, utilizando menos tinta e que, nos próximos anos, se tornarão 100% recicláveis. Além disso, a empresa substituirá todas as tampas das bebidas quentes por material reciclável.
Fonte: FSB Comunicação
Nova marca da Unipac reforça conceitos e valores que a consolidaram no mercado
A Unipac, uma das indústrias de transformação de polímeros...
VER MAIS