Close

Nos 24 anos da ANVISA, ABIPLA defende importância dos rótulos dos produtos e continuidade dos aperfeiçoamentos regulatórios no Brasil

No dia 26 de janeiro, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – completa 24 anos e a data é lembrada pela ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. “A agência reguladora, que é responsável pela normatização da produção de saneantes no Brasil, tem realizado um trabalho técnico de excelência na defesa da saúde pública brasileira nas últimas duas décadas e esperamos que, em 2023, ela possa manter o processo de aperfeiçoamento do ambiente regulatório brasileiro”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

 

Conforme citado por Engler, a ANVISA é responsável por elaborar as regras para a fabricação e a comercialização de produtos de limpeza no Brasil, além de fiscalizar se as empresas produtoras estão em conformidade com as normas e regulamentos. Por isso, todo produto de limpeza comercializado no País, deve, de forma obrigatória, conter o número de Registro ou Notificação na ANVISA. Isso garante que o saneante em questão passou pelos rigorosos testes de eficácia, estabilidade e segurança exigidos pela autoridade sanitária brasileira.

 

“Os produtos de limpeza são grandes aliados da saúde pública. Com eles, podemos evitar uma série de contaminações, impedindo a proliferação de doenças de forma simples, eficaz e econômica. Como a indústria de saneantes investe muito em inovação, temos defendido, junto à ANVISA, a modernização das normas regulatórias brasileiras pertinentes ao setor. Entendemos que essas reformas levam tempo para análise e acredito que isso trará muitos benefícios à saúde pública e à população brasileira”, afirma o diretor-executivo da ABIPLA.

 

Além de trabalhar na modernização de normas, a ANVISA colaborou com a ABIPLA para a criação do Guia de Produtos de Limpeza, que tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas de consumidores sobre os diferentes tipos de saneantes, suas indicações e cuidados no uso para ambientes domésticos e profissionais. O guia, que é gratuito, aborda, além das principais categorias de saneantes, os diferentes processos de higienização, como limpeza, desinfecção e esterilização, e alerta o consumidor sobre a necessidade de se atentar às informações do rótulo do produto.

 

Rotulagem

 

A leitura do rótulo é essencial para que o consumidor entenda a forma de ação e, principalmente, de uso dos produtos de limpeza. Ao não dar atenção às instruções contidas no rótulo, o usuário pode acabar se expondo a intoxicações, queimaduras e danos materiais. Por isso, a recomendação é sempre se atentar ao modo de uso e nunca realizar misturas de produtos químicos que não estejam expressamente indicadas na embalagem do produto. As misturas caseiras, cada vez mais populares na internet, são um grande risco à saúde pública”, diz Engler.

 

Nos últimos anos, a ABIPLA, em parceria com o CFQ – Conselho Federal de Química e em conformidade com as normas técnicas da ANVISA, têm desenvolvido campanhas informativas sobre produtos de limpeza e os riscos de se misturar saneantes em desacordo com as informações do rótulo, já que, além de serem ineficazes, essas misturas caseiras podem provocar danos em objetos e superfícies e até levar à formação de gases tóxicos, prejudiciais à saúde humana e de animais de estimação, por exemplo.

 

Fonte: MCE Press