Close

NotCo avança rumo a um futuro mais sustentável com a certificação de empresa B

 

A NotCo,  empresa de tecnologia de alimentos em rápido crescimento e com exclusiva Inteligência Artificial patenteada chamada Giuseppe, acaba de anunciar que é a mais nova certificada como uma Empresa B, parte do movimento global de empresas que buscam altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e governança. Com a missão de criar um mundo mais sustentável, removendo o animal da equação alimentar, a NotCo desenvolve um portfólio com produtos à base de plantas oferecendo a mesma experiência (sabor, textura, funcionalidade e até cheiro) de alimentos de origem animal. Esta certificação ressalta o compromisso contínuo da NotCo com o desempenho social e ambiental totalmente significativo e transparente, o que diferencia a marca de outras empresas líderes no setor.

As Empresas B estão legalmente comprometidas em oferecer benefícios aos acionistas e a todas as partes interessadas nos negócios, incluindo colaboradores, clientes, comunidade e meio ambiente. Mais de 6.000 empresas ao redor do mundo fazem parte do movimento B Corp, demonstrando alto impacto social e ambiental. Cada um deve seguir os mesmos padrões, políticas, ferramentas e programas para ajudar a mudar o comportamento, a cultura e a estrutura do capitalismo, movendo-se com uma visão, rede e movimento coesos. O foco da NotCo acontece em três níveis, são eles:

  • Governança – implementando novos processos e ferramentas como software para rastrear o uso da água, auditorias anuais para assegurar o alinhamento da certificação, parceria com consultores externos para criar e refinar iniciativas ambientais em andamento e fóruns para rastrear e alcançar objetivos ESG.
  • Planeta – demonstrando eficiência de recursos por meio de seus produtos para tornar o planeta melhor e mais verde. De acordo com uma auditoria interna da NotCo, os produtos da empresa economizam em média 84% das emissões de CO2 e 78% da água em comparação com produtos de origem animal. Esses dados são baseados em pesquisas científicas que medem o valor da pegada ambiental por ingrediente em cada produto.
  • Comunidade – desenvolvendo e alimentando a sustentabilidade como um valor fundamental e aumentando a motivação dos funcionários por meio de iniciativas de diversidade e inclusão, planos de desenvolvimento profissional para todos e um novo programa “Hand to Hand”, que consiste em três pilares principais para apoiar comunidades em países onde NotCo opera: Serviço Social, Educação e Doações. Por meio dessa iniciativa, a equipe da NotCo visita comunidades carentes e distribui produtos, além de oferecer ensino sobre tecnologia e reunir a comunidade por meio de jogos e música. A NotCo opera em esferas de influência em todos os seus territórios geográficos e isso ajudará a conectar cada um, da América Latina aos Estados Unidos e ao Canadá.

“A transparência e a responsabilidade sempre foram uma força motriz por trás da NotCo, portanto, ser certificado como B Corp é uma grande honra, algo que esperamos desde que começamos esta jornada”, disse o cofundador e CEO da NotCo, Matias Muchnick. “Também desenvolvemos uma tecnologia poderosa que nos coloca em uma posição única para gerar mudanças exponencialmente mais rápido do que qualquer outra empresa de alimentos e bebidas. Algumas das marcas mais importantes do mundo fazem parte da rede B Corp, trabalhando para estabelecer a estrutura para um amanhã melhor, e estamos entusiasmados por fazer parte desse movimento global para promover a transformação social e ambiental”.

Desde 2016, a NotCo tem a missão de expandir continuamente os limites da produção sustentável de alimentos por meio de sua tecnologia e ciência exclusivas. A Inteligência Artificial da NotCo oferece benefícios adicionais de extrema precisão e rapidez, reduzindo os cronogramas de desenvolvimento de P&D e o uso de recursos valiosos, como água, emissões de carbono e eletricidade. Além de sua própria produção, a NotCo tornou-se uma ferramenta poderosa para outras empresas que buscam acelerar o avanço da indústria plant-based.

A NotCo está promovendo sua missão unindo-se a empresas globalmente e revolucionando a indústria alimentícia. Em 2022, a empresa lançou uma joint venture com a Kraft Heinz, a The Kraft Heinz Not Company, projetada para reinventar a produção global de alimentos e avançar em direção a um futuro mais sustentável. A NotCo traz sua tecnologia patenteada e pioneira em soluções comprovadas de inteligência artificial (IA), enquanto a Kraft Heinz oferece seu portfólio e escala de marcas icônicas, para desenvolver versões co-branded e superiores de seus produtos baseadas em plantas em um nível de velocidade, sabor, qualidade e escala ainda não vistos na indústria.

Promovendo o compromisso da NotCo de revolucionar todo o setor, em dezembro do ano passado a empresa captou US$ 70 milhões em novos financiamentos como uma Série D para acelerar sua nova unidade B2B , permitindo que outras marcas de bens de consumo, fornecedores de ingredientes e de tecnologia utilizem Giuseppe para suas próprias inovações. Com isso, a NotCo está disponibilizando sua tecnologia para todos os fabricantes de alimentos e bebidas que buscam criar os melhores produtos à base de plantas sustentáveis e escaláveis. Além de oferecer uma experiência alimentar superior, a tecnologia de IA da NotCo oferece os benefícios adicionais de extrema precisão e velocidade, reduzindo os cronogramas de desenvolvimento de P&D para meros meses em comparação com o que tradicionalmente levava anos.

 

Atuação no Brasil 

A NotCo segue apostando no Brasil. Já são mais de R$150 milhões investidos no país e, para 2023 o foco será no desenvolvimento de novas categorias de produtos, expansão para regiões que a marca ainda não está presente e na abertura de um novo escritório, com instalações maiores e uma cozinha experimental para testes da equipe de P&D e parcerias. A previsão da NotCo é dobrar de tamanho no país este ano.

Somente em 2022, a foodtech expandiu sua presença para os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal e lançou 10 SKUs, com ampliação das linhas de NotBurger Smash e NotMilk™ e introdução de novas categorias, com o NotCreme de Leite™, NotMilk High Protein™, e NotMeat™, composta por kibe, almôndega e carne moída.

Acompanhando a estratégia global, a operação no Brasil também vem trabalhando para aumentar a oferta de produtos plant-based em restaurantes e lanchonetes ampliando cada vez mais sua gama de parceiros, com nomes locais importantes como Bullguer e Casa do Pão de Queijo.

Fonte: Motim