Em linha com a tendência sustentável do mercado, fabricantes de embalagens têm buscado soluções práticas e ecológicas. Esse movimento motivou a Reckitt Hygiene Industrial a se comprometer em reduzir o uso de plástico virgem em 50% nas embalagens dos seus produtos até 2030. A empresa, que detém produtos como o Veja® Multiuso, também quer incluir 25% de plástico reciclado em suas embalagens até 2025.
Essas metas estão materializadas no Veja® Multiuso Power Nature refil, desinfetante biodegradável que vem em cápsulas, a ser misturado com água. A mudança na composição permite utilizar a embalagem regular até 25 vezes e reduz o consumo de plástico em 85%, quando comparado com a sua versão regular com frasco e gatilho.
“Além da inovação tecnológica de formulação concentrada para multiusos e do pioneirismo no segmento, trouxemos a sustentabilidade em sua essência, por meio da economia circular”, explica o gerente de desenvolvimento de embalagens da Reckitt Hygiene Industrial, Bruno Basso.
Para acondicionar a cápsula com o produto concentrado, entrou em cena o papelcartão Supera, fabricado pela Ibema, o que trouxe resistência para a embalagem e boa qualidade no momento da impressão. “Durante o processo de desenvolvimento das cápsulas, foram avaliadas diversas possibilidades de papelcartão. O Ibema Supera apresentou excelente performance na armação dos cartuchos, excelente qualidade de impressão e ótimo custo/benefício”, explica Basso.
A solução foi desenvolvida em parceria com a Congraf Embalagens, de São Paulo, vencedora do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2021. A gráfica realizou algumas opções no cartucho, com ajustes e adequações do dimensional, janela, gancheira etc. “Escolhemos o papelcartão Supera 240g da Ibema para atender com sucesso as características minimalistas desse projeto de cartucho para a Reckitt Benckiser”, conta o diretor industrial da Congraf, Sidney Anversa Victor Junior.
O Supera é um cartão que se diferencia por ser 100% de fibras virgens de alta rigidez, possui duplo revestimento de coating e o verso mais claro de sua categoria. “São características que colaboram na printabilidade, segurança da embalagem e ainda destacam de forma elegante o produto no ponto-de-venda”, explica.
A especialista de produto da área de Novos Negócios da Ibema, Indaiá Pasotti Sanchez, conta que o Supera é referência para esse tipo de utilização. “Nesse projeto, o Supera foi usado pela boa performance, alta rigidez, verso mais claro, características que o tornam uma ótima solução para uma embalagem sustentável.”
Bruno Basso ainda complementa dizendo que a formulação do papelcartão com 100% de fibras virgens de alta rigidez deu resistência para o conjunto de embalagens do Veja® Multiuso Power Nature refil em cápsulas. “Agora nossas caixas de embarque podem ter menor compressão, sendo assim menos reforçadas. Além disso, por ser uma embalagem secundária 100% de papel, convergiu com as nossas metas de redução de uso de plástico.”
O produto Veja® Multiuso Power Nature refil em cápsulas foi um projeto lançado inicialmente no e-commerce em outubro de 2021, tornou-se o queridinho dos consumidores, e já pode ser encontrado também nas gôndolas dos supermercados.
“Por ser um produto inovador com embalagens 100% recicláveis e que proporciona o reuso da sua embalagem regular, os consumidores antenados ao consumo consciente têm contribuído muito na nossa jornada de sustentabilidade”, finaliza Basso.
Fonte: smartcom