Close

O vintage está de volta

Durante a última feira SIAL 2016 (Salon International de l’Alimentation), feira bienal, que ocorre em anos pares, em Paris, na França, a consultoria XTC® apresentou os quatro pilares que indicam as tendências para a alimentação:

-Essencial;
-Comer Melhor;
-Alimento Conectado e;
-Alimento e Sustentabilidade.

O pilar “Essencial” apresentou quatro tendências:

– Pequenos Prazeres;
– Produto Estrela;
– Misturar e Combinar e;
– Newstagia, ou seja, “Nostalgia Revisitada”.

Mesmo que os produtos estejam ancorados no presente e no futuro, algumas embalagens e produtos modernos revisitam e atualizam referências antigas (muitas vezes, com humor), além de usar e recontar suas técnicas de fabricação antiquadas (que já saíram de moda).

Assim podemos conferir que o vintage está de volta e com força: o passado reconfortante e protetor é modernizado e glamorizado. Além de ser uma forma conservadora, ou um sinal de uma resistência de mudança, de maneira positiva, liga o passado ao presente progressivamente. Confirmando essa forte tendência, encontramos três produtos lácteos, que por conta disso, têm crescido nos seus mercados.

O primeiro é do Reino Unido, da Ashley’s®. As balas de caramelo de leite se posicionam como produto premium ao serem embaladas em cartucho de papel cartão. Uma cor doce foi escolhida para o fundo e uma ilustração dos “velhos tempos” demonstram que o produto é feito artesanalmente e como antigamente.

O segundo é um creme de queijo francês, o “Fourme D’Ambert®, cuja embalagem traz ilustração em preto e branco, numa cena do passado, com o reforço “fabricação artesanal”, que valida a cena. No contraponto, a opção pela embalagem flexível tipo stand-up pouch, uma das tecnologias disponíveis mais modernas, demonstra que ela foi feita tecnicamente para garantir segurança e praticidade ao consumidor (ainda que dentro de um conceito de nostalgia e apelo mercadológico em que apostaram).

O terceiro é o Almette®, um creme de queijo alemão da região dos Alpes, que adotou um pote, que remete a uma tina de madeira, como era recolhido o leite antigamente. O rótulo in mold label traz ainda ilustração com um cenário dos Alpes e apresenta o produto numa fatia de pão integral. A embalagem tem ainda um selo de alumínio para preservar as propriedades do produto e sobretampa transparente, com beiradas impressas, para dar o efeito do balde pelo lado interno também. Show de tecnologia moderna para garantir o “antigo”!

Embalagem que resgata o passado é melhor: embalagem melhor = mundo melhor. Sempre!

 

Fonte: MilkPoint