Owen-Illinois patrocina projetos culturais direcionados às crianças

A Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, está constantemente atenta às comunidades ao redor das localidades onde está presente. Prova disso é que a empresa está destinando recursos para dois novos projetos culturais, em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Os investimentos nos projetos “Oficinas Livres de Dança” e “Ana e o Mistério dos Superalimentos” ocorrem por meio de lei de incentivo e visam estimular o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos, como saúde motora, cognitiva, verbal, sensorial, social e emocional.

Oficinas Livres de Dança – Melaine da MR2 Cultural

Este projeto, idealizado por Ligia Loschi, é realizado por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Produzido pela MR2 Cultural e com o apoio da AFAF Consultoria e do Instituto 11 Garotos, tem duração de seis meses e ocorre em São Miguel (SP). Uma vez por semana, durante quatro horas, 20 crianças, de 07 a 12 anos, participam de aulas de jazz e ballet, que acontecem em uma sala da academia de dança e artes, The King, na Vila Cisper.

Livro, teatro e culinária – Bruno da Mercúrio Cultural

Outra iniciativa com patrocínio da O-I é o projeto cultural “Ana e o Mistério dos Superalimentos”, direcionado para crianças na faixa etária de 8 a 10 anos, do município de Itaquaquecetuba (SP). Trata-se de uma ação de linguagens artísticas – literatura e teatro –, para criar um diálogo dinâmico e lúdico, estimulando as crianças a adotarem hábitos alimentares saudáveis, para reduzir os riscos de doenças por excesso de peso.

As ações do projeto, que também faz parte do ProAc e tem o apoio da AFAF Consultoria, englobam quatro apresentações teatrais, 1.200 livros ilustrados, 100 audiolivros e uma oficina de culinária saudável, sendo:

Livro – retrata a relação antagônica presente no dia a dia das crianças, a simpatia por super-heróis e a antipatia por vegetais. Os elementos que, a princípio, parecem não ter associação, encontram espaço comum na história de Ana e sua descoberta sobre os superalimentos. O livro também traz informações nutricionais e dicas de receitas reunidas pela nutricionista Virna Lisa.

Marina Branco, autora do livro e diretora do espetáculo

“Falar sobre alimentação saudável na infância é um tema importante visto que a obesidade e o sobrepeso são uma realidade cada vez mais presente no contexto infantil. A construção de hábitos alimentares na infância está relacionada à criação de atitudes positivas frente aos alimentos, promovendo a compreensão da relação entre alimentação e saúde. Dessa forma, o projeto visa, por meio da ludicidade da literatura e do teatro, incentivar as crianças a experimentarem alimentos saudáveis, apresentando Ana, uma menina que sonha ser uma super-heroína e descobre os “superpoderes” dos “superalimentos”.

Peça teatral – A peça, com dramaturgia adaptada do livro de literatura infantil homônimo, faz uso de paródias musicais, músicas originais, danças e humor, para contar a história de Ana, uma criança com dificuldades para enfrentar o cardápio da mamãe. A menina, fissurada por super-heróis, certo dia se surpreende com os “superpoderes” do seu irmão mais novo e começa uma investigação para descobrir a origem daquelas habilidades. Ao passo que observa o irmão, Ana descobre os poderes escondidos nos “superalimentos”, o que a faz repensar seus hábitos alimentares.

Audiolivro – O audiolivro é uma ação de acessibilidade ao projeto, ampliando o acesso da história também ao público com baixa visão.

Oficina de Culinária Saudável e sem Desperdícios – Ministrada pela Chef Juliana Lopes e voltada para o público adulto, a oficina foca na alimentação saudável, abordando temas como introdução sobre informações nutricionais, rotina alimentar familiar, escolha e higienização correta dos alimentos, formas de melhor aproveitamento integral dos alimentos e preparo de receitas saudáveis. Com a iniciativa, os participantes acompanham o preparo de duas receitas, uma doce e uma salgada, com a proposta de uso integral dos ingredientes. Também recebem apostila com dicas para escolha de alimentos, dicas para evitar desperdícios, higienização de hortifruti, além de uma lista de receitas.

“Estamos muito felizes por ajudar a concretizar esses dois projetos. Temos o forte compromisso de contribuir com a sociedade, buscando incentivar crianças e adolescentes a despertar para temas de suma importância, como alimentação saudável e prática de atividades que contribuam com a saúde de forma geral. Isso, certamente, se estende à vida adulta, com reflexos positivos para todos, tanto nos aspectos de saúde, como relacionamento interpessoal, cultural e intelectual”, comenta o CEO da O-I Brasil, Hugo Ladeira.

Fonte: Ketchum