Close

Owens Illinois amplia capacitação de colaboradores em LIBRAS

Para melhorar o processo de comunicação entre equipes em suas fábricas e reforçar ações de inclusão, a Owens Illinois – líder mundial na fabricação de embalagens de vidro – está ampliando a capacitação de seus colaboradores por meio de treinamento na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Atualmente, a companhia conta com 31 pessoas aptas a se comunicarem com a comunidade com deficiência auditiva e, para 2022, estão previstas duas novas turmas para capacitar mais 40 colaboradores. O programa tem duração mínima de seis meses, com 40 horas de treinamento e, após passar por avaliação, o aluno está apto a entender a linguagem de sinais primária, permitindo que ele se comunique com seus colegas surdos.
A iniciativa surgiu quando funcionários da fábrica do Rio de Janeiro refletiram sobre como melhorar a comunicação com os colegas, durante um treinamento sobre diversidade. Hoje a O-I conta com mais de 30 pessoas deficientes auditivas nas equipes das quatro fábricas. O programa de ensino em LIBRAS está alinhado aos valores de diversidade, trabalho em equipe e integridade da O-I e, com ele, a companhia tem percebido melhora significativa no engajamento dos times, na qualidade das tarefas executadas e no clima organizacional como um todo.
“O interesse dos funcionários por esse programa cresce à medida que as conversas sobre diversidade e inclusão continuam dentro da fábrica. Ações que tratam de pluralidade geram bastante engajamento e, por isso, nós nos dedicamos a torná-la realidade no nosso dia a dia”, diz Hadailton Sousa, Gerente de Pessoas & Cultura da O-I.
Além de habilitar as equipes para aprenderem LIBRAS, a companhia também está investindo na adaptação de sua plataforma de treinamentos internos, traduzindo todos os cursos para a língua de sinais, além de oferecer intérprete para treinamentos e palestras presenciais. “Outro ponto positivo do treinamento em LIBRAS é a percepção de valor dessas ações nos processos seletivos. Muitos candidatos – com deficiência ou não – mencionam que se inscreveram para vagas na O-I por conta das iniciativas realizadas em prol da integração. “A Owens Illinois no Brasil está bastante avançada em relação a outros países no que se refere a essas práticas. Isso é motivo de muito orgulho para toda a companhia e nos motiva ainda mais a investir em novos projetos”, conclui Hadailton.

Fonte: Ketchum