Close

Owens Illinois é nova signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

O presidente da Owens Illinois (O-I), Hugo Ladeira, formalizou, em evento na sede da empresa em São Paulo, a adesão da companhia à Iniciativa Empresarial pela Igualdade, assumindo os 10 principais compromissos empresariais para a promoção da igualdade racial. O evento contou com a presença de José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Valdir Martins, diretor executivo da Iniciativa Empresarial, Luis Alberto, vice-presidente global da O-I, Gilberto Penna, diretor global de transformação de custo da O-I e sponsor do Afroglass, grupo que atua na causa da inclusão racial dentro da empresa, além de colaboradores da companhia.

Líder mundial em fabricação de embalagens de vidro, ao se unir a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a Owens Illinois tem como finalidade construir um espaço de diálogo em torno dos compromissos com a inclusão, promoção e valorização da diversidade étnico-racial. A empresa que já possui iniciativas de inclusão racial, como o AfroGlass, dá um passo adiante com essa adesão. A O-I tem cerca de 2.400 colaboradores no Brasil dos quais 58% se declaram pretos ou pardos.

Nas palavras de Pena, que trabalha na O-I há 23 anos e é hoje o único diretor negro da companhia, trata-se de um evento histórico. “Existem várias formas de trazer para a prática esses compromissos, a primeira delas, fizemos hoje, um evento único e histórico, no qual ficamos 1 hora discutindo a questão racial. Estamos assumindo que temos uma bandeira e vamos mudar. Vamos fazer uma avaliação sobre onde estamos e a partir disso, desenvolver um plano de ações afirmativas, no curto, médio e longo prazo”, revela o responsável pelo AfroGlass.

Para Ladeira, presidente da O-I, a grande mudança que se almeja é um país com mais equidade. “O Brasil tem a maioria de população preta com um histórico de ter construído nosso país, mas essas pessoas levam pouco crédito por isso”. 

Ele também exalta a iniciativa das cotas. “Sou angolano e acompanhei a realidade de lá onde a discriminação é mais evidente que a discriminação velada do Brasil. E sempre achei que precisávamos ter uma ação afirmativa para avançarmos. A partir do momento que todas as pessoas puderem ter acesso igual às oportunidades, teremos um país e um mundo muito melhor”, diz. 

Ladeira ainda salienta: “Dependendo da raça, as pessoas saem em desvantagem e a cota é uma forma de amenizar isso e colocar as pessoas na mesma plataforma para que possam crescer. As cotas já foram amplamente discutidas nos EUA e em outros países desenvolvidos e se mostraram acertadas. No Brasil, embora recente (cerca de 10 anos), elas também têm se mostrado positivas”, afirma. E Pena arremata: “Não queremos privilégios, queremos que todos tenham o mesmo ponto de partida”.

O presidente da O-I reforça o ineditismo da iniciativa na companhia e a seriedade com a qual o tema está sendo tratado. “É um compromisso muito forte meu de trabalhar nessa agenda. Desde que criamos o Afroglass, temos aprendido muito, o grupo vem nos educando. É preciso dar espaço para que as pessoas tragam suas potencialidades. Não é jogo de ganha-perde, é jogo de ganha-ganha”, resume. 

Dentre as ações práticas que estão nos planos da O-I estão a criação de treinamentos, mentorias, coaching e outras formas de ampliar o conhecimento, a consciência e as possibilidades de emancipação dos funcionários negros e torná-los aptos a assumir novas posições. “Precisamos emponderar os pretos, fazê-los entender que podem ser gerentes, diretores. Vamos criar os embaixadores da diversidade preta em cada unidade da O-I, para nos ajudar a acessar o pessoal da fábrica”, explica Pena. 

Embora seja preciso conhecer a História, os participantes ressaltam que é necessário se concentrar no futuro a fim de corrigir as desigualdades. O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente diz que a igualdade racial é uma agenda estruturante.

Dirigindo-se ao presidente da O-I, o reitor diz: “A empresa é agente de transformação e mais do que nunca tem uma responsabilidade muito objetiva. É preciso fazer a mudança e para isso exige-se que primeiramente o líder esteja vestindo a camisa”, referindo-se ao fato de Hugo estar vestido com a camiseta do AfroGlass, que traz a palavra diversidade em destaque.

Sobre a adesão da O-I à Iniciativa, Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, destaca: “É uma satisfação receber a Owens Illinois entre os nossos membros. A chegada dessa grande companhia enriquece e fortalece ainda mais o nosso grupo para seguir na direção do cumprimento dos nossos objetivos institucionais”.

Fonte: Ketchum