Em dias de jogos em estádios de futebol e outros grandes eventos, os estabelecimentos situados na região do entorno enfrentam o desafio da gestão de resíduos, incluindo embalagens de vidro, devido ao alto consumo de bebidas. O que parece um problema é visto como oportunidade para a Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, que se uniu à Secretaria Municipal de Limpeza Urbana da cidade de São Paulo, à startup Grupo Seiva e à ONG Pimp My Carroça, em uma ação piloto que colocará máquinas trituradoras no entorno do estádio do Morumbi em São Paulo (SP), para receber embalagens de vidro pós-consumo recolhidas por catadoras e catadores de material reciclável e levá-las de volta à indústria.
A iniciativa vai ocorrer no próximo sábado, 21 de outubro, durante partida de futebol de São Paulo FC x Grêmio, no estádio. “A O-I, por meio do Clube Owens (agremiação da empresa para estruturar um espaço de lazer e convivência, fortalecer cada vez mais os pilares do ESG, além de treinar meninos da periferia para futebol de alto rendimento) com a Campanha Recicle e Marque um Golaço, está liderando essa ação em responsabilidade compartilhada com outros elos da cadeia do vidro e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo para viabilizar a coleta local. Com isso, vamos viabilizar o retorno do vidro à indústria para transformação em novas embalagens, o que reduz a pegada de carbono e diminui o consumo de energia. A ação também evita a falsificação de embalagens, gera renda para os catadores e economia para o poder público”, reforça Alexandre Macário, gerente do Departamento de Economia Circular da O-I.
Para esta ação piloto, serão instaladas 5 máquinas trituradoras do modelo JM Sand, fabricadas pelo Grupo Seiva, nas quais as garrafas serão depositadas pelas catadoras e catadores parceiros pelo Cataki, aplicativo do Pimp My Carroça, e passam por uma espécie de moinho que as trituram, transformando-as em cacos de vidro depositados em bombonas. No mesmo dia, após o término do jogo, o conteúdo será recolhido por um veículo da Startup e entregue a O-I. Esse processo reduz em até 75% o volume do vidro, além de evitar a contaminação que pode ocorrer no contato com outros resíduos quando a coleta não é seletiva.
“O nosso objetivo é ampliar essa parceria para outros eventos em São Paulo e nos demais estados, especialmente naqueles em que temos fábricas, o que facilita a logística”, complementa Macário. A Owens-Illinois é a maior recicladora de vidro do país e tem indústrias instaladas nos municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Vitória de Santo Antão (PE).
“Ser convidado para participar de uma ação piloto de tamanha importância para a cidade de São Paulo ao lado de grandes atores da cadeia do vidro, reflete nosso compromisso para com a sustentabilidade e vai ao encontro de nossos valores. Esperamos, ao final do evento, termos resultados significativos que justifiquem a expansão do projeto para toda a cidade”, pontua Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.
“Ao impedir que esses resíduos tenham como destino os aterros sanitários, a cidade de São Paulo segue rumo ao carbono zero, mobilizando esforços no sentido de expandir a absorção pela indústria de resíduos que iriam para aterros. Esta ação propicia que a logística reversa atue diretamente na redução de gases de efeito estufa, pois transformando a economia linear numa economia circular a cidade faz um golaço na preservação do planeta”, ressalta Osmario Ferreira, Secretário Municipal de Limpeza Urbana.
“A missão do Pimp My Carroça e do Cataki é lutar pela visibilidade e remuneração justa das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis. Poder participar de uma iniciativa que coloca esses profissionais para coletar os recicláveis e sensibilizar o público no entorno de um estádio é extremamente importante para o reconhecimento dessas pessoas como agentes ambientais e para a educação ambiental da população. Unir catadoras e catadores numa partida de futebol é demonstrar que ninguém melhor que o povo organizado para realizar a gestão dos resíduos do esporte mais popular do planeta”, enfatiza Leticia Tavares, Diretora Executiva do Pimp My Carroça e Cataki.
A embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta por ser a única que pode ser reutilizada, retornada, reciclada e transformada em outra, sem nenhuma perda de matéria-prima. Além disso, cada tonelada de vidro reciclado gera economia de 2,9% no consumo de energia durante o processo produtivo. E, com 6 tonelada de cacos, é possível reduzir a emissão de 1 tonelada de CO2. Outra vantagem é que cada 50 quilos de vidro reciclado reduz a ocupação de 0,04 m3 em aterros para resíduos sólidos.
Fonte: Ketchum