Close

Owens Illinois lança livro que conta a história do vidro

A Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, completa um século de história no Brasil este ano e para celebrar o centenário a empresa lançou o livro O-I 100 anos no Brasil, uma edição comemorativa criada para estimular a reutilização de embalagens e destacar as características do vidro, como versatilidade, saudabilidade, transparência, sustentabilidade e sofisticação.

 

A publicação está dividida em duas partes. No começo, aborda a trajetória da empresa no Brasil, desde a estruturação da primeira fábrica, no Rio de Janeiro (RJ), em 1917, até o lançamento das últimas novidades tecnológicas da empresa, como o vidro vermelho (Red Glass), que chegou às prateleiras há alguns meses. O leitor também poderá conhecer a origem do vidro na antiguidade e a biografia de Michael J. Owens, o homem que criou a primeira máquina de embalagem de vidro do mundo e revolucionou sua produção em série.

 

A segunda parte do livro traz uma coleção de fotos de obras criadas a partir de embalagens de vidro, que mostram a versatilidade do material e seu potencial de reuso. Para isso, a empresa propôs um desafio criativo a artesãos brasileiros. “Nossa ideia para essa edição foi selecionar 100 embalagens do nosso portfólio, que estão sendo utilizadas por clientes, podendo então ser encontradas pelos consumidores no varejo, e pedir para artistas transformarem esses produtos em 100 objetos utilitários ou decorativos”, explica Rildo Lima presidente da O-I na América Latina.

 

Além das obras, a publicação traz um capítulo do tipo faça você mesmo, com dicas e cuidados especiais para manusear o vidro. Técnicas de como cortar, furar, colar, colorir e até retirar etiquetas de embalagens são ensinados nessa sessão, que também tem QR codes que direcionam o leitor para vídeos explicativos no YouTube.

 

“O livro mostra na prática como o reuso acessível e criativo pode inspirar o consumidor a dar nova utilidade às embalagens de vidro que têm em casa. O vidro é o material mais sustentável que há para produção de embalagens, pois, além de poder voltar ao forno infinitas vezes para formar novas embalagens, ele pode ser retornável e reutilizado. É isso que queremos mostrar”, explica Daniel Amaral, gerente Latam para embalagem de bebidas alcoólicas da O-I, e idealizador deste projeto.

 

A publicação foi lançada em outubro, durante evento comemorativo da empresa, realizado em São Paulo (SP). Na ocasião, os exemplares foram distribuídos aos 100 clientes que colaboram com informações e produtos para amostra e confecção das peças. Agora o livro está disponível em versão digital para download gratuito, no link bit.ly/2zWMLqs.

 

Fonte: Ketchum