A Papirus, uma das principais fabricantes de papelcartão do País, encerrou o ano de 2022 com um desempenho acima da previsão e da média do setor. Suas vendas no mercado interno cresceram 7%, enquanto as exportações se ampliaram em 1%. O crescimento é resultado da estratégia de expandir a capacidade de produção, tomada anteriormente e praticamente concluída em 2022, bem como na estratégia de desenvolver produtos sustentáveis, em sua maioria produzidos com o uso de aparas pós-industriais e pós-consumo, dentro do projeto de economia circular da companhia.
Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), de janeiro a dezembro, o consumo aparente de papelcartão – que é o resultado da produção nacional de papelcartão descontadas as exportações e incluídas as importações – registrou um aumento de 3%, de 700 para 721 toneladas, em comparação ao mesmo período de 2021, enquanto as exportações tiveram uma queda acentuada de 35%. “Neste cenário, a Papirus contabilizou um aumento expressivo de vendas, e isto demonstra o acerto de nossa decisão de crescer com foco em produtos que utilizam aparas pós-consumo e pós-industrial, em um cenário que, global e localmente, volta-se cada vez mais aos produtos sustentáveis”, destaca Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e Marketing da Papirus.
Em sua avaliação, o ano de 2022 foi de muitos desafios para a economia brasileira e global e para os diversos setores de atividades. “Entramos em um momento de reacomodação após a pandemia. O ritmo de oferta retomou os patamares de normalidade, com a China voltando ao mercado de papelcartão”, conta o co-CEO da Papirus. “A queda do custo dos fretes também influenciou a oferta, fazendo com que os estoques voltassem a um patamar regular de mercado. Do lado da demanda, verificamos uma queda na Europa e na região do conflito entre Rússia e Ucrânia, e uma expansão moderada nos demais continentes”, explica Varella.
Neste contexto, a Papirus conseguiu crescer acima do mercado. Outro ponto a favor do crescimento da empresa foi o desenvolvimento de produtos voltados à fabricação de bandejas e copos de papel, para o atendimento dos mercados de delivery e fast food. Esses produtos possuem estruturas adequadas e revestimentos com barreiras para contato com alimentos e bebidas, e diversos tipos de gramaturas e formatos. “Essas são tendências que seguirão em crescimento, e que ajudarão a sustentar o mercado no primeiro semestre de 2023 nos mesmos patamares de 2022”, avalia Varella.
Tomar a decisão de seguir crescendo e avaliar os investimentos necessários para isso no médio prazo tem sido a estratégia da Papirus. Neste início de ano, a empresa avança na meta de alcançar o patamar de 123 mil toneladas/ano de produção, com a conclusão do plano de investimento mais R$ 30 milhões na expansão da capacidade de sua fábrica localizada em Limeira, no interior paulista. Ao mesmo tempo, inicia estudos para dar um salto posterior de produção, em um plano a ser implantado a partir deste ano.
“A partir de 2023 daremos um passo maior rumo à expansão, e, para isso, estamos iniciando os estudos para definir como se dará esse crescimento, e também em quais mercados vamos avançar”, afirma o co-CEO da Papirus, ao destacar que, seja qual for o caminho, o crescimento será orientado pela sustentabilidade, valorizando a reciclagem de resíduos e de toda a cadeia de aparas pós-industrial e pós-consumo.
Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa