Planta da BRF em Ivoti (RS) é a primeira unidade aterro zero da companhia

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, conta agora com sua primeira unidade Aterro Zero, alinhada com a meta da Companhia de zerar o balanço de suas emissões de gases de efeito estufa até 2040. Desde abril, a fábrica de produção de Pet Food em Ivoti, no Rio Grande do Sul, passou a enviar as seis toneladas mensais de resíduos sólidos não recicláveis para coprocessamento, por uma empresa especializada.

Os resíduos passaram a ser triturados, peneirados e transformados em uma mistura com a granulometria adequada e características específicas e se tornam combustível. A mistura é destinada à produção de uma matéria-prima (o clínquer) usada na indústria cimenteira, que precisa ser queimada a uma temperatura de 1.300ºC.

Embora a destinação a aterros 100% licenciados seja uma destinação correta, predominante no setor, ao encaminhar esses resíduos para coprocessamento, a BRF minimiza a emissão de gás metano e formação de chorume, provocadas pela decomposição dos materiais que não tinham possibilidade de reaproveitamento. Desde o início de abril, estes materiais são enviados para comprocessamento e reaproveitados na produção de cimento.

Já as cerca de nove toneladas geradas mensalmente de resíduos recicláveis, como vidros, plásticos, metais, papelão e outros itens, são comercializadas e o material é reprocessado e volta a circular no mercado em forma de novas embalagens e produtos, como vassouras e outros itens produzidos por fabricantes diversos.

Todos os resíduos gerados na unidade passam pelo processo de segregação e destinação correta, não somente resíduos industriais, mas também demais materiais gerados pelos colaboradores, como embalagens de alimentos.

“Esse trabalho é resultado da integração entre BRF e Hercosul, que nos permitiu levar à unidade outras alternativas no que diz respeito à destinação de resíduos. Assim, otimizamos nossos processos, reduzimos custos e estamos contribuindo para o meio ambiente e a sociedade”, ressalta Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

A medida está em linha com o compromisso da BRF em se tornar Net Zero até 2040, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Fonte: Textual Comunicação