Close

Presença internacional recorde na Interpack 2017

A Interpack 2017, maior feira mundial de embalagens, reuniu 2.865 empresas, entre os dias 4 e 10 de maio, em Düsseldorf, na Alemanha. 74% dos 170.500 visitantes eram internacionais e três quartos deles eram decisores

A alta porcentagem de especialistas alemães e internacionais de 168 países agradou os expositores, que fizeram contatos de negócios promissores e até mesmo acordos concretos concluídos na faixa de sete dígitos. Os visitantes, por sua vez, se beneficiaram de uma inigualável variedade internacional de inovações em exposição e uma visão única do mercado. Pouco menos de 98% dos visitantes declararam que estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com sua visita à interpack 2017. Eles se interessaram por todos os setores da feira, mas a embalagem recebeu muito mais atenção do que no evento anterior.

“A cada três anos, a Interpack não é apenas uma exposição de desempenho único, mas também o lugar onde fornecedores e clientes de todo o mundo se reúnem para fazer negócios “, afirma Friedbert Klefenz, presidente da Interpack 2017.

Para Hans Werner Reinhard, diretor administrativo da Messe Düsseldorf, a interpack confirmou novamente sua vocação inovadora para ser palco de inovação e o evento mais importante do mundo para a indústria a cada três anos. “Devido ao novo conceito Interpack Aliança Global, a Interpack, como sua marca principal, também obteve maior exposição nos mercados em crescimento no exterior, atraindo ainda mais especialistas de alto calibre para Düsseldorf “.

Principais tendências: digitalização, Indústria 4.0 e sustentabilidade

Muitos expositores apresentaram uma tendência da digitalização dos processos de produção para as aplicações da indústria 4.0. A produção ligada a estas linhas torna possível produzir embalagens personalizadas de forma eficiente ou garantir a rastreabilidade, por exemplo. Além disso, o design modular de máquinas de embalagem e linhas de processo e conceitos de operação digital otimizados desempenham um papel fundamental, a fim de reduzir a complexidade na fabricação e alcançar o mais alto grau de flexibilidade possível para alterar tamanhos de lote ou versões do produto.

Algumas empresas até se concentraram em aplicações de realidade virtual que permitem que máquinas ou equipamentos sejam experimentados holisticamente para gerenciar melhor a complexidade mesmo no processo de fabricação de máquinas e equipamentos, bem como em treinamento e operação. O tema da sustentabilidade também permaneceu “onipresente” na interpack 2017. As empresas apresentaram uma melhor eficiência de recursos, tanto no material usado, com espessuras de parede cada vez menores, quanto nos processos de fabricação. Além disso, materiais de embalagem alternativos estão ganhando terreno.

Recursos especiais bem-sucedidos

Não só os expositores tiveram inovações para o conceito de Indústria 4.0 – a interpack em cooperação com a Federação Alemã de Engenharia VDMA (Verband Deutscher Maschinen- und Anlagenbau eV) também apresentou as últimas ideias e abordagens na área. Uma das principais atrações da mostra especial foi o Demonstrator “smart4i” que produziu e embalou carregadores portáteis power banks personalizados. Aqui, não só todo o fluxo de trabalho, como os pedidos online foi feito digitalmente para rastreamento, mas a própria máquina também foi instalada em tempo recorde graças a uma virtualização (virtual twin) e o planejamento em rede em cooperação com várias universidades.

Congresso Save Food e  innovationparc

Seis anos depois de o Congresso Save Food ter sido lançado, a iniciativa tornou-se uma ampla aliança de mais de 850 membros internacionais da indústria, associações, ONGs e institutos de pesquisa. Um dos marcos da Iniciativa é o Congresso Save Food na Interpack. A terceira edição, realizada em 4 de maio, foi altamente elogiada pelos delegados pela sua ampla cobertura temática.

O congresso teve uma abordagem multidimensional a fim de abordar a questão das perdas de alimentos e resíduos de forma abrangente. Representantes políticos de alto escalão participaram como oradores, como Vytenis Andriukaitis, Comissário da UE para a Saúde e Segurança Alimentar e Gargi Kaul, Secretário Adjunto e Consultor Financeiro do Ministério das Indústrias de Processamento Alimentar da Índia, bem como ativistas e representantes de empresas. Ao longo do evento, a perspectiva mudou, concentrando-se em pontos de vista globais ou em detalhes e condições nacionais – com a Índia como tema focal desta vez.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) apresentou os resultados de um estudo feito na Índia com o objetivo de identificar os mecanismos envolvidos na perda de alimentos e encontrar abordagens para soluções.

Os parceiros Save Food, Messe Düsseldorf e a FAO também assinaram um memorando de entendimento a fim de estabelecer uma cooperação para os próximos quatro anos. “Abraçar tópicos especiais é uma marca absoluta da Interpack. Por isso, estamos muito satisfeitos em podermos também combater as perdas e os desperdícios de alimentos com o nosso parceiro, a FAO, e em cooperação com a indústria e outros apoiadores no futuro. Isto significa que estamos empenhados em uma boa causa e comunicar o potencial que a indústria de embalagens e indústrias de processos relacionados mantêm neste contexto ao mesmo tempo “, explica Werner Matthias Dornscheidt, presidente e CEO da Messe Düsseldorf.

A innovationparc, uma mostra especial organizada como parte da Interpack 2017, também abordou o tema de Save Food e apresentou soluções muito práticas para minimizar as perdas de alimentos e resíduos. Algumas delas foram finalistas e vencedoras do WorldStar Awards da World Packaging Organization (WPO). Os prêmios foram, por exemplo, para sacos de plástico para frutas que podem prolongar enormemente a vida útil graças aos absorvedores de gás de amadurecimento.

Componentes: novo conceito

O conceito de “componentes – feira especial da Interpack”, que tinha sido revisto para a Interpack 2017 -, foi muito bem recebido pelos visitantes. “A decisão de colocar os fornecedores de componentes em uma localização central da área de exposições e para mantê-los em paralelo com a Interpack provou ser absolutamente certa. Nunca houve dúvidas sobre a importância deste tema, uma vez que os fornecedores de componentes e software para embalagens e tecnologias de processo desempenham um papel fundamental para a digitalização dos processos de produção”, diz Bernd Jablonowski, diretor global de processamento e embalagens da Messe Düsseldorf.

A próxima Interpack será realizada em maio de 2020 com uma entrada Sul completamente nova e um novo Hall 1. As datas exatas do evento ainda serão definidas.

Fonte: Interpack