Close

Projeto alimentado por IA, liderado por Recycleye, Valorplast e TotalEnergies, promove circularidade de PP pós-consumo para contato com alimentos

O projeto de pesquisa colaborativa OMNI conduzido pela Recycleye, Valorplast e TotalEnergies para melhorar a circularidade das embalagens de polipropileno (PP) para alimentos traz resultados inovadores. A nova tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA) e visão computacional, aliada a um processo de descontaminação eficiente, fornece uma solução comercializável de alto desempenho para enfrentar o desafio da reciclagem mecânica de polipropileno para aplicações de contato com alimentos.
O projeto inovador OMNI visa alavancar a IA e o Machine Learning para a identificação e separação de PP pós-consumo de qualidade alimentar. É um dos sete projetos selecionados com sucesso em outubro de 2020 pela Citeo, uma empresa liderada pela missão de redução dos impactos ambientais das embalagens domésticas e do papel, no âmbito de um convite à apresentação de projetos.
Após 18 meses de pesquisa, o Projeto OMNI resultou em uma alternativa às soluções de marcação digital e física que exigem mudanças de embalagem em todo o sistema. Numa unidade de demonstração, a Recycleye construiu e treinou um modelo de IA baseado em resíduos recolhidos em cinco locais na França fornecidos e caracterizados pela Valorplast. A IA e a classificação robótica alcançaram uma taxa de seleção bem-sucedida de 50% do material de qualidade alimentar, com pureza >95%. Esta atividade de triagem produziu material utilizado para posterior descontaminação num piloto semi-industrial baseado em tecnologias de reciclagem mecânica disponíveis no mercado. A TotalEnergies então aproveitou sua experiência em polímeros para produzir rPP limpo e inodoro, adequado para aplicações de embalagens de alta qualidade.
O novo processo desenvolvido demonstrou a descontaminação eficiente de resíduos de PP de qualidade alimentar separados por IA e visão computacional e abre novas oportunidades para a circularidade das embalagens de polipropileno.
Nathalie Brunelle, vice-presidente sênior de polímeros da TotalEnergies, disse: “Este projeto não apenas demonstra como a tecnologia de ponta pode melhorar a circularidade dos materiais, mas também abre caminho para uma gama mais ampla de aplicações acessíveis para polímeros reciclados para atender nossos clientes. Fornece uma resposta concreta ao desafio da gestão de plásticos em fim de vida e apoia plenamente a nossa ambição de atingir 1 milhão de toneladas de polímeros circulares”.
Victor Dewulf, CEO da Recycleye acrescentou: “Estamos extremamente entusiasmados em ver esta aplicação bem-sucedida de nossa robusta tecnologia de classificação alimentada por IA em escala semi-industrial. Esta aplicação abre a possibilidade de criar novos mercados para materiais plásticos reciclados; em última análise, mudando a economia da reciclagem”.
“Ser capaz de reciclar PP de qualidade alimentar é um fator chave no estabelecimento de uma economia circular para embalagens de PP. A IA é um caminho promissor para atingir este objetivo”, comentou Alban Cotard, gerente de qualidade e vendas da Valorplast.
Fonte: emg