Segundo dados levantados pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), atualmente, apenas 4% dos resíduos sólidos recicláveis são de fato reciclados no Brasil. Isso significa que, muitas vezes, estes acabam indo para o lixo sem qualquer reuso. Pensando em como contribuir para o prolongamento da vida útil de suas embalagens e gerar impactos ambientais e econômicos positivos, de forma sustentável, a Atlas Eletrodomésticos, líder em vendas de fogões no Brasil, em parceria com a WestRock, trouxe uma solução inovadora que resgata essas caixas e as transformam em casinhas infantis. A iniciativa, que contribuiu para reduções de consumo de recursos naturais e de geração de resíduos, acaba de receber o Prêmio Grandes Cases de Embalagem.
O projeto Casinha Sustentável foi concebido com a missão de incentivar o reaproveitamento de caixas de papelão e agregar valor aos produtos de forma lúdica. Além de inovação, a iniciativa nacional também promoveu impacto significativo em aspectos econômicos ambientais e sociais, que são critérios avaliados no Prêmio Grandes Cases de Embalagem, realizado pela The Packaging Academy.
Ao incorporar instruções de montagem nas embalagens dos fogões Coliseum e Mônaco Plus de 4 bocas, a Atlas Eletrodomésticos também criou uma experiência lúdica para as crianças, incentivando o reuso das caixas. “Por trás de uma simples caixa de papelão, há muita tecnologia envolvida para que ela tenha menor impacto possível no meio ambiente. Aqui na Atlas, buscamos criar ações e soluções significativas e palpáveis para a sociedade. A Casinha Sustentável é um testemunho do nosso compromisso com a inovação de forma social e ambientalmente responsável”, diz Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos.
A premiação, que não classifica os vencedores por categorias, avalia as embalagens com base em diversos parâmetros, incluindo inovação, tecnologia, impactos econômicos, mercadológicos e ambientais, além da experiência de consumo e estética. O projeto Casinha Sustentável se destacou em todos esses aspectos, demonstrando ser uma solução criativa e eficaz para o reaproveitamento de materiais de embalagem, promovendo práticas amigáveis ao meio ambiente.
O projeto de reutilização das embalagens de papelão está alinhado aos valores de sustentabilidade da empresa, que implementou novas tecnologias em sua linha de produção, reduzindo o consumo de recursos naturais e de geração de resíduos. Esse investimento contribuiu para as reduções de 62% de consumo de água e 48% de consumo de energia elétrica na fabricação de seus produtos. Além disso, a empresa conseguiu chegar a um índice de 98% de reciclagem dos resíduos gerados no nosso processo de fabricação.
Fonte: FleishmanHillard