Close

Projeto coleta mais de 14 toneladas em 16 horas de desfiles do Galo da Madrugada

Em uma ação histórica, o #VADELATA, movimento da Ball Corporation, e a “Liga da Reciclagem”, inciativa da Novelis, coletaram para reciclagem mais de 14 toneladas de resíduos em 16 horas de desfiles do Galo da Madrugada, o maior bloco da terra. A ação, executada pelo projeto “Do meu lixo cuido eu”, atuou em Recife e em São Paulo, nos dias 22 e 25 de fevereiro, e representa o maior quantitativo já reciclado no bloco. No primeiro dia de desfiles, catadores de materiais recicláveis que trabalharam no projeto emocionaram o público abrindo o Carnaval com a “Ala dos Catadores” e trazendo mensagens sobre sustentabilidade.

 

Segundo o Placar da Reciclagem – tecnologia que mostra o quantitativo coletado e o quanto a reciclagem destes materiais deixa de impactar no meio ambiente – a ação poupou cerca de 70 MWh de energia, o suficiente para abastecer uma residência média no Brasil por 37 anos. Além disso, economizou mais de 180 mil litros de água e 26 barris de petróleo, o equivalente a uma viagem de carro de ida e volta entre São Paulo e Recife, gerando um grande ganho ambiental. Para engajar foliões, o Placar da Reciclagem foi instalado durante o Carnaval nas duas cidades: em frente à sede do Galo da Madrugada, em Recife, e no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

 

“Esse resultado comprova que conseguimos deixar um legado no maior bloco do mundo, o que é muito gratificante, pois, além de produzirmos a embalagem mais amiga do meio ambiente, estamos promovendo uma reflexão sobre sustentabilidade ambiental em pleno carnaval, um dos grandes picos de consumo no ano”, explica Estevão Braga, Head de Sustentabilidade Ball América do Sul, maior fabricante de latas para bebidas do mundo.

 

As latas de alumínio corresponderam a 65% do material coletado, mais de 9 toneladas. A embalagem é campeã em reciclagem no Brasil, com uma taxa de 97,3% só no Brasil, subsidiando, inclusive, a coleta de outros materiais, como o vidro e o PET. Além de ser 100% e infinitamente reciclável, a latinha, quando descartada corretamente, volta ao mercado em apenas 60 dias após ser consumida e, por isso, é considerada a embalagem mais amiga do meio ambiente. Durante a ação, cerca de 3,5 toneladas de plástico e 1,5 toneladas de papel foram coletadas para reciclagem também.

 

“Fazer parte dessa iniciativa é uma grande honra, para todos nós. A Novelis tem a sustentabilidade como pilar essencial, e o sucesso dessa ação no carnaval contribuiu ainda mais para a mensagem que buscamos passar com o nosso modelo de negócio. Além dos impactos positivos para o meio ambiente, também foi possível conscientizar a sociedade sobre a importância da reciclagem como ferramenta de inclusão social, geração de renda para a inúmeras famílias e a possibilidade de criar modelos de atuação mais inteligentes, baseados na economia circular”, completa Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

 

Segundo dados da Prefeitura de Recife, no ano passado, sem a atuação da ação “Por um carnaval infinitamente sustentável”, foram recolhidas 3 toneladas de lixo no percurso do Galo da Madrugada, o que comprova a importância da ação deste ano.

Ao todo, a iniciativa contou com cerca de 400 trabalhadores envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores. Além disso, realizou um trabalho de educação ambiental entre os foliões, distribuindo sacolas recicláveis e fornecendo orientações sobre como descartar corretamente os materiais durante a festa. Após a coleta, os resíduos foram levados para ecopontos próximos aos blocos, onde foram separados, tratados e encaminhados à destinação correta.

 

Fonte: Edelman