Reciclagem dá cesta básica e descontos

Um dos materiais mais bem reaproveitados e que tem enormes benefícios ecológicos, o vidro é também sinônimo de comida na mesa e descontos para quem sabe descartar corretamente. Na Mangueira, moradores trocam embalagens e cacos de vidro por cestas básicas. E quem quiser também pode reverter o material em pontos para compras de livros no Rio de Janeiro.

O Projeto Mangueira é uma iniciativa da Owens Illinois (O-I), maior fabricante de embalagens de vidro do mundo, para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e auxiliar famílias de baixa renda. O projeto permite a troca do vidro por cesta básica e é destinado a moradores da comunidade, catadores, pequenos sucateiros e comerciantes.

Cada participante pode entregar até 500 kg de vidro por mês. Entre 2016 e 2017, foram recolhidas 617 toneladas de vidro na comunidade, o equivalente a 5 mil cestas básicas. “Apesar de ser 100% sustentável, o vidro precisa de 4 mil anos para se decompor na natureza. Como líder global na produção de embalagens de vidro, é nosso dever zelar pela sustentabilidade de nossos produtos e processos. O sucesso do trabalho realizado com a comunidade da Mangueira mostra que envolver outros atores sociais é fundamental para nos tornarmos uma sociedade melhor”, destacou Flavio Castellan, diretor de Supply Chain da O-I Brasil.

Na sede da empresa, no bairro Jacaré, uma máquina, a Retorna Machine, recebe embalagens de vidro e, em troca, concede bônus para compra de produtos na rede de livrarias Saraiva. O equipamento é uma solução tecnológica que incentiva a reciclagem recompensando o cidadão pela iniciativa e contribuição à logística reversa. Nesse processo, 1 quilo de vidro usado se transforma em 1 quilo de vidro novo.

A embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta, pois é a única que pode ser reutilizada, retornada, reciclada e transformada em outra, sem nenhuma perda de matéria-prima. A conclusão faz parte dos resultados da pesquisa sobre o ciclo de vida de embalagens, elaborada pela O-I.

De acordo com a multinacional, a cada 10 embalagens de vidro, quatro são recicladas, duas são reutilizadas pelos consumidores e quatro são retornáveis, sendo que estas podem equivaler a 30 embalagens descartáveis, pois são levadas de volta aos fabricantes após o consumo, envasadas e revendidas novamente por até 30 vezes.

A volta das embalagens retornáveis às prateleiras também é destaque na pesquisa, o que possibilita redução de custo para o consumidor e menos plásticos nas ruas.

Laboratório ecológico

Para oferecer ações educativas sobre temas ambientais, o Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, inaugurou o ‘EcoLab – Laboratório Ecológico’. O espaço terá workshops, exposições, ações de cultivo e horticultura, entre outras práticas para crianças e adultos. O local funcionará diariamente, das 13h às 21h, no corredor da Moda do empreendimento, para visitação e informações. A agenda de atividades está no site www.granderio.com.br.

O novo espaço pretende favorecer a integração da comunidade com a natureza. Além disso, vai promover debates, refl exões, dinâmicas acerca da temática socioambiental, e atividades práticas, como o plantio de salsinha, cebolinha, entre outros temperos úteis para se ter em casa. “Queremos colocar em prática nosso sentimento de responsabilidade socioambiental e cultural, também, aprendizado que possa contribuir com a educação dos cidadãos sobre a importância do meio ambiente”, contou a gerente de Marketing do Shopping Grande Rio, Tatiana Mancebo.

Fonte: Jornal O Dia