Um dos termômetros da indústria é o setor de embalagens. Se há aumento da produção é sinal de que outros setores da economia também rumam ao crescimento. Em outubro, o segmento de embalagens produziu mais de 334 mil toneladas de caixas, acessórios e chapas de papelão, registrando um aumento de produção de 2,7% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste cenário positivo, que sinaliza os caminhos para a retomada da economia no próximo ano, as empresas do setor apostam na PPW – PACKAGING & PROCESS WEEK, Feira Internacional de Tecnologia e Processos para a Indústria de Embalagens, que será de 15 a 18 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo.
A Varpe, líder mundial em fabricação de soluções de alta tecnologia em controle de peso e detecção de contaminantes nos processos de produção, é uma das empresas que participará da PPW. O diretor da Varpe, Armando Aquino, afirma que houve um crescimento de 20% nas vendas este ano em comparação a 2018. “O faturamento deste ano deve fechar em R$ 12 milhões, um acréscimo de 20%. Desse valor, 70% corresponde a vendas de máquinas e o restante com revendas e vendas de peças”, comenta. Para o próximo ano, uma das apostas da empresa é retomar o projeto de construção de uma nova fábrica, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), paralisado desde 2016. “Com o novo espaço, a ideia é produzir para outros segmentos. Vamos investir num equipamento com nova tecnologia de RX, focado na produção de corte de frango para ossos de baixa intensidade. A nova fábrica permitirá também a melhoria em outros processos já utilizados, podendo aumentar a capacidade de produção em até 15%”, descreve.
O otimismo do setor é reforçado por Juliano Farina, Marketing da Tecmaes – Tecnologia de Máquinas Especiais, que participará da PPW e que este ano fez investimentos de R$ 3 milhões, que envolvem uma nova fábrica que será inaugurada em janeiro de 2020. “Também investimos R$ 200 mil numa impressora flexográfica para a impressão de rótulos. Uma demanda que levava até um mês para ser concluída, com a novidade fica pronta em até quatro dias”, estima. Segundo ele, a previsão em 2020 é que o faturamento cresça até 20% a mais que este ano. “Há anos a Tecmaes é parceria da ABIMAQ e estamos confiantes na proposta trazida pela PPW. Com certeza será uma grande oportunidade de promover novos negócios e aumentar o nosso networking. Acreditamos muito no potencial da feira”, ressalta.
Outra empresa que estará na PPW é a multinacional alemã SEW-Eurodrive Brasil, líder na fabricação de tecnologia de acionamentos para a indústria em geral, que anunciou recentemente investimentos de R$ 300 milhões para as unidades de Indaiatuba e Rio Claro, no interior de São Paulo.
Os bons resultados do ano e as perspectivas positivas para 2020 se refletem no otimismo também da Relco South America. “Em 2020 faremos as entregas das vendas realizadas em 2019, que superaram nossas expectativas. Percebemos que o mercado se aqueceu pela demanda de propostas solicitadas e apostamos que será ainda melhor que 2019, em quantidade de projetos e em valores. Para isso estamos nos estruturando para atender esta demanda crescente. Investimos muito em mão de obra. Nosso quadro de funcionários técnicos mais que dobrou e precisamos expandir a área ocupada”, afirma Renata Conde, do marketing da empresa. “Acreditamos que a PPW é uma excelente oportunidade para promover novos negócios, divulgar nossa marca e aumentar o nosso networking. Utilizaremos o potencial da feira para demonstrar que nossas soluções são as melhores relações custo/benefício do mercado que atuamos”, ressalta.
Realizada pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com promoção e organização da Reed Exhibitions Alcântara Machado, a primeira edição da PPW terá 35 mil m² de área de exposição e contará com mais de 300 expositores nacionais e internacionais, especialmente de países como Itália e Alemanha. O evento deve receber 20 mil compradores de todo o Brasil e de países da América Latina.
“A Reed Exhibitions tem uma atuação consolidada nos cinco continentes. E por meio dos nossos International Sales Group ao redor do mundo, com uma atuação expressiva e relevante principalmente nos países da América Latina, firmaremos parcerias sólidas para garantir a presença de compradores de peso na PPW 2020”, reforça o diretor da PPW na Reed Exhibitions Alcântara Machado, Leandro Lara.
“Acredito que a importância da PPW para o mercado brasileiro é atrair o público estrangeiro da América do Sul, principalmente da Argentina, Chile, Equador e Peru para que os empresários possam conhecer as tecnologias que as empresas têm a oferecer. Temos uma meta de crescimento em 2020 e acreditamos que a participação da feira vai auxiliar a atingir esse objetivo”, reforça o Diretor da McPack Equipamentos, Marcelo Cozac.
SERVIÇO
PPW – PACKAGING & PROCESS WEEK
Data: 15 a 18 de setembro de 2020
Local: São Paulo Expo
Mais informações: https://www.ppwfeira.com.br/pt-br.html
Fonte: Attuale Comunicação