A empresa americana Silgan Holdings Inc., fabricante de embalagens rígidas, adquiriu a divisão de sistemas dispensadores para produtos de saúde e beleza da WestRock. A operação, que movimentou 1 bilhão de dólares, engloba a aquisição de 13 unidades industriais situadas na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, onde são fabricados diversos tipos de válvulas, pulverizadores e sprays para produtos de limpeza, cosméticos e produtos farmacêuticos.
A divisão Saúde e Beleza da WestRock registrou faturamento de aproximadamente 566 milhões de dólares no ano fiscal encerrado em 30 de setembro de 2016. Anteriormente conhecida como Calmar Inc., a empresa foi adquirida em 2006 pela MeadWestvaco. A fusão entre a MeadWestvaco e a RockTenn, em 2015, deu origem a um novo grupo – a WestRock – que decidiu se retirar do segmento de saúde e beleza.
“A WestRock desenvolve uma sólida estratégia de focalização de seus produtos e recursos no núcleo de negócios da empresa, ou seja, na fabricação de papel e sistemas para embalagens. A venda da divisão Saúde e Beleza é um passo a mais nessa direção“, explica Steve Voorhees, diretor-presidente da WestRock.
Para a Silgan, uma das maiores fabricantes de embalagens rígidas para as indústrias de alimentos e de bens de consumo, a aquisição representa uma oportunidade para ingressar em novos mercados.
“A operação reforça consideravelmente o alcance e o dinamismo de nossa divisão de válvulas e tampas, trazendo para a empresa novas tecnologias, principalmente no segmento de sistemas de dispensadores que envolvem engenharia complexa“, ressalta Tony Allott, diretor-presidente da Silgan. “A unidade que adquirimos acumula ampla experiência como especialista em sistemas de embalagem para fins específicos, tendo sempre cultivado sólidas relações com seus clientes, em particular graças ao extenso conhecimento das necessidades da indústria e dos mercados, bem como a um sólido histórico de inovação desenvolvido com o objetivo de atender a essas necessidades“, continua Tony Allott.
A Silgan registrou faturamento de 3,8 bilhões de dólares em 2015, com base na produção de suas 88 fábricas espalhadas pela América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. A empresa prevê uma redução de custos da ordem de 15 milhões de dólares nos dois anos subsequentes à operação, graças a um melhor desempenho na produção, a economias de escala no setor de compras e à diminuição de diversas despesas, em particular administrativas.
Até o final do primeiro trimestre de 2017 as duas empresas pretendem finalizar o negócio, que requer uma série de acordos regulamentares e administrativos.