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Smurfit Kappa apresenta aumento de 56% nas vendas em comércio eletrônico

A Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, celebra os resultados dos investimentos em inovação com a criação de plataformas digitais que proporcionam melhores resultados aos clientes e ampliam as vendas online. Após o período da pandemia, em que o comércio eletrônico teve um aumento considerável na demanda, a iniciativa de “pensar fora da caixa” fez com que a companhia apresentasse um crescimento médio anual de 56% nas vendas para o segmento entre 2020 e 2023.

O setor de embalagens tem um crescimento diretamente ligado ao Produto Interno Bruto (PIB) do país e, não por acaso, representa um termômetro da indústria – afinal, tudo o que é comprado, precisa ser embalado. Isso ficou ainda mais claro quando, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as compras e vendas online passaram a movimentar cerca de R$ 450 bilhões entre 2020 e 2022 e fizeram com que empresas de diversos setores e tamanhos passassem a buscar alternativas de embalagens para o novo canal.

A demanda desses projetos fez com os fornecedores de embalagens precisassem buscar uma solução rápida para apoiar os clientes nessa oportunidade de negócio. Foi pensando nisso que a equipe da Smurfit Kappa no Brasil criou o eShop, canal de vendas online voltado para empresas de pequeno e médio porte (PMEs) que precisam de embalagens de alta qualidade, em menores quantidades e com impressão digital. A plataforma democratizou o acesso a soluções sustentáveis e ampliou a base de clientes para proporcionar mais conveniência, proteção e diversas possibilidades de criar uma experiência de unboxing sob medida. No eShop, é possível comprar uma embalagem padrão como uma loja de comércio eletrônico ou solicitar uma solução personalizada aos designers.

Para ajudar as equipes nessa produção, a companhia também desenvolveu o e-Wheel, plataforma que ajuda a personalizar a embalagem de acordo com o objetivo do comprador e as características da compra, sugerindo soluções e ajudando os designers a desenvolver um projeto específico de forma mais rápida e precisa. A ferramenta reúne referências do banco de dados de todos os projetos de comércio eletrônico desenvolvidos nos 36 países onde a Smurfit Kappa tem operações.

Luciana Souto, Diretora de Marketing, Comunicação e Inovação comenta que as duas plataformas reforçam o compromisso da Smurfit Kappa em promover um investimento perene em inovação, sempre com foco no cliente. “Com elas, conseguimos entrar no mercado de comércio eletrônico de forma rápida e apoiar os clientes com um processo ágil que une design e vendas, acompanhando a tendência de digitalização nas vendas B2B e proporcionando resultados expressivos para a companhia”, comenta a executiva.

A partir da tecnologia, foi possível criar em apenas um dia uma solução que atendesse os objetivos da Jardim Botânico. A marca paulista de craft gin prioriza a experiência e sustentabilidade e, por isso, escolheu a Smurfit Kappa para criar a embalagem para a comercialização online de seu produto em garrafas de vidro reciclado. A solução precisaria garantir maior proteção para as garrafas e demonstrar a qualidade do produto premium. Com as ferramentas da Smurfit Kappa, em apenas uma sessão de co-criação, foi desenvolvida uma solução de duas peças de papelão ondulado que, ao ser aberta, faz alusão à uma joia, proporcionando uma experiência diferenciada de unboxing. O design ganhou vários prêmios no Brasil e foi vencedor do WorldStar Packaging na categoria eCommerce.

Fonte: SmartPR