A Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, anuncia que alcançou quatro de suas oito metas de sustentabilidade de médio prazo. As ações fazem parte do Better Planet 2050, programa que quantifica o compromisso da empresa em proporcionar um futuro sustentável por meio de soluções de embalagens circulares e de baixo carbono, ampliação do apoio às comunidades em que opera e melhorias para a qualidade de vida dos funcionários.
De acordo com o 17º Relatório de Desenvolvimento Sustentável, que contempla o período de janeiro a dezembro de 2023, a Smurfit Kappa alcançou as metas em:
• Resíduos: alcançar uma redução de 35,8% nos resíduos enviados para aterros sanitários, acima da meta de 30% até 2025 (24% em 2022).
• Silvicultura: 95,5% das embalagens vendidas com certificação de Cadeia de Custódia, acima da meta de 95% até 2025 (94,3% em 2022).
• Comunidades: 25,6 milhões de euros doados para apoiar iniciativas sociais, ambientais e comunitárias, acima da meta de 24 milhões de euros até 2025 (18,4 milhões de euros em 2022).
• Diversidade: 25,1% dos cargos de gerência eram ocupados por mulheres no final de 2023, à frente de sua meta de 25% para 2024 (23,5% em 2022).
Resultados dinâmicos e sustentáveis
Além de atingir as principais metas de sustentabilidade, a companhia também apresenta outras conquistas importantes, que incluem:
• Tornou-se uma das primeiras empresas a adotar a Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza (TNFD), uma das apenas 180 organizações no mundo.
• A instalação de 12 mil painéis solares na fábrica de papel de Sangüesa, na Espanha – somando-se a iniciativas semelhantes de energia verde em fábricas na Colômbia, México e, mais recentemente, em uma nova instalação no Marrocos.
• A conclusão do investimento de 27 milhões de euros na nova instalação de gerenciamento e recuperação de resíduos na fábrica de papel de Nervión, em Iurreta, na Espanha, removendo mais de 70 mil toneladas de material enviado para aterros sanitários.
• Inauguração da planta pioneira de purificação e tratamento de águas residuais em Belgrado, Sérvia, a primeira no País.
• Progresso contínuo no projeto de biomassa de US$ 100 milhões na Colômbia, que será o maior de descarbonização na história do Grupo e está programado para começar em 2025.
• Publicação do segundo Relatório de Impacto de Títulos Verdes do Grupo.
• Liderança em sustentabilidade pela Morningstar Sustainalytics, que reconheceu a Smurfit Kappa como a empresa com o melhor desempenho no setor de embalagens de papel, com base no forte desempenho no MSCI e ISS ESG e na recente melhora na pontuação A- no CDP em clima, água e florestas.
Ao comentar sobre a divulgação do relatório, Tony Smurfit, CEO do Grupo, disse: “Estou imensamente orgulhoso do progresso significativo feito em direção às nossas metas de sustentabilidade durante 2023. Estou particularmente contente por já termos alcançado quatro metas do Better Planet 2050. Isso não apenas reflete a dedicação da equipe e a eficácia de nossos programas de investimento, mas também mostra nosso compromisso inabalável de apoiar as comunidades locais, criar um planeta melhor e proporcionar um futuro circular e de baixo carbono”.
Garrett Quinn, diretor de Sustentabilidade da Smurfit Kappa, continuou: “Nosso último Relatório de Desenvolvimento Sustentável destaca várias conquistas marcantes que estão sendo cumpridas hoje em nossos compromissos de sustentabilidade. Além do desempenho em 2023, a Smurfit Kappa continua a tomar medidas para entregar um futuro mais sustentável por meio de áreas como: projetos colaborativos de descarbonização; a adoção antecipada do TNFD; e o foco de todos os funcionários em entregar um processo de fabricação tão sustentável quanto nosso produto”.
Para acessar o Relatório de Desenvolvimento Sustentável, visite nossa página de Relatórios de Sustentabilidade.
Fonte: smartPR