Close

Solvay e Carbios apresentam processo inovador de reciclagem de filmes multicamada

A Solvay e a Carbios demonstraram com sucesso que os filmes PET multicamada revestidos com polímero PVDC de alta barreira Diofan® são totalmente compatíveis para despolimerização enzimática – processo inovador de reciclagem da Carbios. Os resultados mostram que o PET está totalmente despolimerizado, enquanto o PVDC permanece intacto.

A Carbios é a primeira empresa a desenvolver processos enzimáticos dedicados ao fim de vida de plásticos e fibras. A colaboração se baseia nos resultados de uma prova de conceito anterior da Solvay, que confirmou que os resíduos de embalagens ou outras aplicações que usam filme multicamada de PVDC biorientado podem ser reciclados com eficiência sem comprometer o excelente desempenho de barreira do polímero. Ele se alinha com a ambição de sustentabilidade da Solvay One Planet de preservar recursos e contribuir para desenvolver produtos mais seguros, limpos e sustentáveis.

 

“Os OEMs e proprietários de marcas estão sob enorme pressão para aumentar a sustentabilidade de seus produtos”, diz Guruprasad Sivakumar, chefe de marketing para consumidor, saúde e meio ambiente da Solvay. “Embora o PVDC seja usado há muito tempo para revestir filmes de PET flexíveis, por exemplo, em embalagens de alimentos, onde oferece excelentes propriedades de barreira, essas estruturas multicamadas foram desafiadas em relação à sua reciclabilidade. É aqui que a tecnologia de reciclagem exclusiva da Carbios surge como um verdadeiro divisor de águas. Ao fornecer uma solução de gerenciamento de fim de vida viável e sustentável, ela pode ajudar a indústria a fechar o ciclo de filmes PET revestidos com PVDC e estender a proposta de valor de nossos polímeros especiais de alta barreira para outros mercados, como embalagens de produtos farmacêuticos.”

 

O processo de reciclagem patenteado desenvolvido pela Carbios trabalha com enzimas específicas para quebrar as moléculas de PET de volta em seus monômeros constituintes. A tecnologia utiliza temperaturas moderadas, o que é ideal na presença de PVDC, e pode ser aplicada para reciclar resíduos pós-industriais e pós-consumo. Os monômeros resultantes podem ser purificados para reutilização na produção de um novo polímero PET com a mesma qualidade dos derivados de matéria-prima petroquímica virgem. Notavelmente, o estudo conjunto da Solvay e Carbios demonstrou que o PVDC não compromete a despolimerização do PET.

 

“Nossa abordagem enzimática supera as limitações de outros processos de reciclagem”, explica Alain Marty, Diretor Científico da Carbios. “As rotas termomecânicas convencionais exigem resíduos de grau de monomaterial limpo, e a reciclagem química ou pirolítica de alta temperatura não pode ser usada para recuperar o valor do material ainda presente em muitas aplicações de fim de vida. Como a primeira solução da indústria para reciclagem de estruturas multicamadas complexas, como filmes PET revestidos com PVDC, nossa reciclagem biológica enzimática contribui significativamente para ajudar a economia de plásticos a se tornar mais circular. O estudo conjunto com a Solvay também mostra o que pode ser alcançado colaborando para um objetivo comum – para o benefício de todos os atores ao longo da cadeia de valor.”

 

Os polímeros de alta barreira Diofan® e Ixan® da Solvay têm um histórico de aplicações comprovadas em embalagens de alimentos, desde carnes frescas e processadas até peixes, aves e queijos. Eles fornecem uma barreira superior contra a permeação de vapor de água e oxigênio – a maioria das alternativas existentes atende apenas a uma ou outra finalidade – bem como a odores e perda de aroma ou sabor.

Diofan® e Ixan® são marcas registradas da Solvay.

 

Fonte: EMG-Marcom