Close

StarLITE®-R Nitro é a mais recente base de garrafa de alta resistência da Sidel para produtos com nitrogênio em garrafas 100% rPET

A base de garrafa StarLITE®-R Nitro, da Sidel, oferece aos fabricantes de bebidas não gaseificadas com nitrogênio e óleos alimentares um maior alcance criativo, uma produção mais sustentável e um desempenho comprovado. Possui uma concepção distinta de base de garrafa “ondulada” para bebidas não gaseificadas e óleos alimentares que contrasta com as formas petaloides tradicionais e é 100% compatível com PET reciclado. Foi também submetida a testes em condições industriais para garantir a resistência e a qualidade das garrafas de topo.

Laurent Naveau, Packaging Innovator Leader da Sidel, comenta: “A StarLITE®-R Nitro é a escolha perfeita para criar um apelo visual nas gôndolas. Acreditamos que é a base de garrafa esteticamente mais bela para produtos dosados com nitrogênio líquido com um posicionamento de mercado convencional ou acessível. Além disso, esta concepção é compatível com todas as formas de garrafas existentes e é fácil de soprar e moldar, mesmo a altas velocidades de produção, com 100% de rPET”.

A Sidel está ampliando a sua atual gama StarLITE®-R, um portfólio dedicado de bases para garrafas concebidas para PET reciclado (rPET).

“A pequena dosagem de nitrogênio líquido à bebidas e produtos alimentares permite um aumento da pressão no interior da garrafa, ajudando, em última análise, a resistência da garrafa durante o transporte. Este processo é utilizado para bebidas não gaseificadas e produtos alimentares. As marcas estão em busca de uma concepção que não se assemelhe a um petaloide, mantendo um alto desempenho, o que é caracterizado pela StarLITE-R Nitro”, explica Laurent.

“Enquanto fabricante de equipamento original com mais de 40 anos de experiência em sopro, a Sidel canalizou esta experiência para desenvolver a sua nova base de garrafa para produtos de destilação dosados com nitrogênio.”

Atraente nas prateleiras
A Sidel desenvolveu uma base de garrafa única e original, em forma de onda, para bebidas não gaseificadas com nitrogênio e óleos alimentares, para ajudar os fabricantes a criar uma atração única nas prateleiras dos supermercados.

Este padrão “ondulado” fornece bases perfeitas para muitas formas e concepções de garrafas, de 0,2 litros a 2,5 litros, aumentando o âmbito criativo dos fabricantes, enquanto a base não-petaloide ajuda a diferenciar os consumidores dos refrigerantes gaseificados.

O fundo da garrafa StarLITE®-R Nitro apresenta uma geometria de base do molde otimizada e um sistema de ventilação eficiente que ajuda a obter facilmente uma forma perfeita da base da garrafa.

Desempenho comprovado

A nova base StarLITE®-R Nitro assegurou um elevado desempenho mecânico a alta velocidade quando utilizada com 100% de rPET. A base pode ser utilizada com velocidades de produção até 2700 garrafas/h/m para formatos de dose única ou 2500 garrafas/h/m para garrafas de dose múltipla.

A concepção também foi submetida a testes rigorosos, incluindo testes de queda sem quebra da base, o que é particularmente importante para as garrafas fabricadas com rPET, que tendem a ser mais sensíveis a quebras. A nova base Nitro apresenta uma superfície de apoio ideal para garantir a estabilidade da garrafa. Do mesmo modo, está qualificada para resistir a um armazenamento até 38o.

A concepção da base da garrafa baseia-se na tecnologia de moldes patenteada da Sidel, que apresenta 8 a 10 ondas para suportar elevada resistência à pressão interna, entre 0,5 e 0,8 bar, mesmo com garrafas leves.

Além disso, a base para garrafas é compatível com a gama de sopradores SBO da Sidel: série 2, Universal e EvoBLOW e pode ser facilmente adaptada às linhas de produção e moldes existentes.

Embalagem sustentável
A StarLITE®-R Nitro oferece aos fabricantes a oportunidade de mudar para 100% rPET, utilizando simultaneamente uma pressão de sopro baixa e mantendo o peso da garrafa no mínimo. Para uma garrafa de 0,5 litros, ao mudar de PET virgem para a base StarLITE®-R Nitro 100% rPET, os fabricantes podem reduzir a tonelagem de dióxido de carbono produzida em 32%[1].

Do mesmo modo, os fabricantes podem reduzir a pressão de sopro necessária, graças à ventilação otimizada da base Nitro, que combina ranhuras com orifícios de ventilação para atingir uma pressão de sopro de 18 bar para o formato de dose única, em comparação com a média de mercado de 24 bar, o que representa uma redução de 25% de CO2[2].

A solução é também compatível com uma vasta gama de pesos de garrafas, incluindo os extremamente leves.

Fonte: Talal