Durante a Fispal Tecnologia 2017, que será realizada em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de junho, todas as tampinhas plásticas de garrafas que forem utilizadas, tanto na praça de alimentação, quanto nos estandes, serão coletadas, por meio do programa Tampinha Legal®. Trata-se de um programa nacional de responsabilidade socioambiental, que tem por objetivo promover a educação ambiental e as boas práticas de uso responsável, reutilização, coleta seletiva e reciclagem por meio das tampinhas plásticas de garrafas.
Diariamente, a Plastivida irá recolher as tampinhas nos estandes, na praça de alimentação e nos pontos de coleta para visitantes (coletores sinalizados). O material será utilizado em projetos educacionais e sociais da Plastivida e o excedente será encaminhado à reciclagem.
Lançado em 2016, no 2º Congresso Brasileiro do Plástico, o Tampinha Legal® é resultado da parceria entre a Plastivida, Sinplast, Simplás e Simplav. Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, a Fispal é uma importante oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre o valor dos plásticos e das boas práticas de uso e descarte. “A Plastivida promove uma série de ações, como o Tampinha Legal®, que buscam mudar a relação da sociedade com os plásticos, a partir da informação correta sobre seus benefícios e sobre sua reciclabilidade ”, afirma Bahiense.
A sustentabilidade dos plásticos – Além do Tampinha Legal®, a Plastivida contará com um estande no qual dará destaque para a importância dos plásticos no desenvolvimento social. Um desses plásticos é o EPS, conhecido pela marca comercial Isopor®*. Além da apresentação de um relatório que comprova a segurança desse produto para uso em alimentos, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, a Plastivida, por meio de seu Comitê do EPS, vai apresentar o processo de reciclagem e a qualidade dos produtos reciclados.
Fonte: M.Free Comunicação