Close

Termotécnica e Unigel apresentam o Espaço Recicla Plástico na Interplast 2022

A Termotécnica, em parceria com a Unigel, apresentará o Espaço Recicla Plástico na Interplast 2022 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico – que será realizada de 5 a 8 de abril, na Expoville, em Joinville (SC). O público poderá conhecer os equipamentos e processos de reciclagem dos plásticos e os produtos fabricados com matérias-primas resultantes da reciclagem destes materiais. “Com isso buscamos estimular o desenvolvimento de novos projetos, investimentos e o engajamento com o tema reciclagem. A ideia é destacar a reciclabilidade por meio de um processo inovador que beneficia os consumidores e o meio ambiente”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

 

O objetivo do Espaço Recicla Plástico é demonstrar a economia circular sendo realizada na prática, da coleta das embalagens pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada, até a consolidação em novos produtos. É o caso da parceria da Termotécnica com a Unigel para transformar embalagens em EPS pós-consumo em matéria-prima reciclada para produção de peças técnicas de eletrodomésticos. Ou seja, o EPS que embala e protege um refrigerador, após seu consumo é coletado e reciclado pela Termotécnica que transforma em nova matéria-prima comercializada com a marca REPOR.

 

Por sua vez, o REPOR é um componente que a Unigel incorpora na produção do ECOGEL®, matéria-prima de origem 100% reciclada e que vem sendo utilizada por fabricantes de eletrodomésticos e de outros segmentos para a produção de componentes das suas linhas de produtos.  “Na produção do nosso ECOGEL®, o REPOR da Termotécnica é uma importante matéria-prima. Na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados à novos produtos, como é o caso de eletrodomésticos”, comenta o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal.

 

Desta forma, Unigel e Termotécnica estão juntas para fazer a circularidade de materiais acontecer na prática, mostrando que é possível viabilizar a reciclagem de plásticos de maneira sustentável.  “Nossa abordagem ambiental traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde uma concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na cadeia logística como um todo, dar uma nova vida como embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, declara Albano Schmidt, da Termotécnica.

 

Com realização da Termotécnica e patrocínio da Unigel, o Espaço Recicla Plástico conta com o apoio da Abiplast, Projeto Isopor Amigo, CNRPlas, Messe Brasil, Revista Plástico Sul, Simpesc e Odnum

 

Economia Circular também é tema de fórum da Interplast 2022

 

O 1º Fórum de Economia Circular Plástico Sul será um evento realizado durante a Interplast 2022, dia 7 de abril, das 14h às 19h. Como parte da programação do Espaço Recicla Plástico, o evento discutirá as diversas soluções aplicadas ao reaproveitamento destes materiais, vinculando o desenvolvimento econômico ao melhor uso dos recursos naturais. O presidente da Termotécnica e presidente do Simpesc – Sindicato das Indústrias do Material Plástico de Santa Catarina, Albano Schmidt, fará a abertura do Fórum que será em formato híbrido, contando com a participação do público de maneira presencial e também com transmissão ao vivo.

 

A prática da Economia Circular passa por novos modelos de negócios e processos de fabricação otimizados, reduzindo a dependência de matérias-primas virgens e priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. O conceito busca repensar a forma como os produtos são concebidos, produzidos e comercializados para garantir o uso inteligente e a reciclagem dos recursos naturais. É uma melhoria no sistema econômico atual e visa criar uma nova relação com os recursos naturais e seu uso social.

 

* isopor é uma marca registrada por terceiros

 

Fonte: Logos Conexão e Conteúdo