Close

Tetra Pak e Lactalis moldam o futuro das embalagens com material reciclado em caixinhas de bebidas

A Tetra Pak e a Lactalis acabam de anunciar nova embalagem cartonada que utiliza polímeros reciclados certificados vinculados a caixinhas longa vida usadas de bebidas, estabelecendo um marco para a indústria de embalagens cartonadas e um passo significativo em direção à economia circular.

O material reciclado foi certificado pela International Sustainability and Carbon Certification (ISCC) PLUS — em português Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono– como originário do processo de reciclagem de caixinhas usadas de bebidas na Espanha e é destinado à embalagem com base no método de atribuição de balanço de massa. Isso significa que os polímeros reciclados certificados são compostos por uma mistura de matéria-prima reciclada e não reciclada, garantindo que o volume correspondente de material reciclado seja rastreado ao longo da cadeia de suprimentos.

“Aumentar o uso de recursos renováveis e reciclados em embalagens é essencial para ajudar os produtores de alimentos e bebidas a realizarem a circularidade de materiais, transformando resíduos em novos recursos e reduzindo a dependência de materiais virgens de origem fóssil”, explica o Vice-Presidente de Materiais de Embalagem, Soluções de Vendas e Distribuição da Tetra Pak, Marco Marchetti.

“Para expandir a adoção de polímeros reciclados certificados em embalagens de alimentos, precisamos de ação coletiva em todo o sistema e de legislação facilitadora. Cientistas, legisladores, recicladores, atores da indústria e outros devem trabalhar juntos para transformar desafios em oportunidades, como mostrado por nossa novidade pioneira com a Lactalis”, acrescenta ele.

O processo de reciclagem química garante que os polímeros reciclados certificados não comprometam a qualidade da embalagem, a segurança do alimento ou quaisquer outros atributos, além de demonstrar o potencial circular das embalagens cartonadas.

O avanço mantém recursos de qualidade em circulação e reduz a dependência da indústria de materiais virgens de origem fóssil, alinhando-se às ambições de ambas as empresas em aprimorar o perfil ambiental das embalagens. A Tetra Pak planeja investir 100 milhões de euros anualmente nos próximos cinco a dez anos para alcançar isso, enquanto a Lactalis estabeleceu como prioridades ambientais globais a embalagem responsável e a economia circular, juntamente com o bem-estar animal em fazendas parceiras e a descarbonização de todas as suas atividades até 2050.

“Nossa colaboração com a Tetra Pak está enraizada em uma visão e um compromisso compartilhados com a responsabilidade ambiental para as futuras gerações, facilitados pelos princípios da economia circular”, afirma o Diretor de Compras da Lactalis Iberi, Joël Llovera. “A inovação em embalagens desempenha papel crucial nesse esforço”, diz ele, acrescentando que a transição de polímeros de origem fóssil para polímeros reciclados, certificados pela ISCC PLUS como vinculados à caixinhas longa vida usadas de bebidas, representa um passo significativo para esse objetivo.

O projeto inovador da Lactalis envolve embalagens da linha de laticínios Puleva vendida na Espanha – incluindo leite desnatado com cálcio, semidesnatado, integral e sem lactose – em embalagens Tetra Brik® Aseptic 1000 Slim com fechamento HeliCap™ 23 Pro. Após a introdução no mercado sob a marca Puleva, a Lactalis pretende expandir gradualmente sua linha de produtos lácteos em embalagens que utilizam polímeros reciclados certificados.

Esse passo também está alinhado às expectativas de consumidores de todo o mundo, que demandam maior compromisso das marcas em termos de sustentabilidade e estão começando a adaptar seus próprios comportamentos para corresponder a suas vontades. Pesquisa da Tetra Pak indica que 78% dos consumidores estão preocupados com o impacto ambiental dos resíduos plásticos, com 29% relatando um aumento na compra de produtos embalados em materiais reciclados no último ano[1].

O lançamento do projeto foi na Europa e, dependendo da demanda por esse tipo de soluções, outros mercados podem aderir à iniciativa.

Fonte: Néctar Comunicação