Close

Tetra Pak se junta à ONG Espaço Urbano e à RN Produções para levar projeto de educação ambiental a salas de aula

Ciente de seu papel de ajudar a transformar o cenário da reciclagem e da economia circular e da importância de levar educação ambiental para diferentes públicos, a Tetra Pak se juntou à ONG Espaço Urbano e à RN Produções para levarem para dentro das salas de aula o espetáculo teatral “Fim Que Vira Começo Que Vira…”, uma das ações artístico-culturais que compõem o projeto Recicla Cultural, realizado pela Espaço Urbano e RN Produções. Ambas possuem ampla atuação em iniciativas ligadas a cultura e educação socioambiental e foram escolhidas pela Tetra Pak para a ação. Trata-se de um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet de Incentivo à cultura, e patrocinado pela Tetra Pak.

O espetáculo em formato de esquete teatral foi construído por artistas, pedagogos e profissionais especializados para ser acessível a crianças do Fundamental II – de 6 a 12 anos de idade. Desde maio, diversas escolas vêm recebendo o projeto, previsto para acontecer até o final de agosto.

Com 20 minutos de duração, o espetáculo visa, de maneira lúdica, levar aprendizado e muita informação aos alunos. Serão oferecidas, nessa primeira etapa do projeto, 240 apresentações, de forma totalmente gratuita.

O conteúdo traz uma narrativa que visa envolver as crianças e torná-las potenciais agentes propagadores de boas práticas de reciclagem e economia circular, importantes também dentro dos núcleos familiares e das comunidades em que estão inseridas.

“O desafio da reciclagem em todo o país é ainda enorme. Temos uma visão muito clara de nosso papel de contribuir com a preservação ambiental, a circularidade dos materiais e o desenvolvimento social para seguirmos protegendo os alimentos, as pessoas e o planeta. E para tudo isso, um dos nossos esforços está nas iniciativas de educação ambiental, com o apoio a projetos que tenham o propósito de deixar este importante legado às próximas gerações”, afirma Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

O projeto conta, ainda, com ações de acessibilidade. Conforme a necessidade da unidade escolar atendida pelo projeto, podem ser oferecidas sessões com áudio descrição, para atender deficientes visuais, e intérpretes de libras, para atender o deficiente auditivo. Além disso, a iniciativa conta com emprego assistido, com PCDIs (Pessoas com Deficiência Intelectual) na equipe para levar o espetáculo às escolas.

Sobre o espetáculo “Fim Que Vira Começo Que Vira…”

O espetáculo em formato de esquete teatral transforma a sala em um palco de teatro. Os adereços trazidos pelos atores viram o cenário e os instrumentos musicais tocados e as canções cantadas pelo elenco dão a dimensão cênica e poética que abrem os caminhos para os pequenos embarcarem numa viagem lúdica, artística e recheada de aprendizados acerca dos processos de reciclagem. Materiais reciclados, produzidos a partir da transformação de embalagens longa vida, fazem parte da composição do cenário.

Na dramaturgia, Seu Nilo, um senhor de seus prováveis 60 anos, e o seu neto mais novo, Pedrinho, se encontram uma vez por semana na pracinha do bairro. Para quê? Separar e higienizar os resíduos recicláveis dos orgânicos e compartilharem descobertas e práticas que os conduzirão a um estado de sustentabilidade em relação aos resíduos produzido por toda a comunidade.

Ao longo da narrativa, as crianças do público prestigiam um encontro de troca e parceria entre um senhor (o avô), portador de histórias e saberes, e uma criança (o neto), cheia de curiosidade e vontade de aprender.

A relação de afeto entre eles se mostra plena no amor pelo planeta e pela vida. O compromisso dos dois com a reciclagem e com a responsabilidade compartilhada é tão intenso quanto o amor que nutrem um pelo outro.

Entre uma canção e outra, notas de acordeom e acordes de violão, os personagens informam de maneira bastante esclarecedora as ações necessárias para uma vida sustentável e avanços nos processos de reciclagem e da economia circular.

Um encontro entre gerações sobre trocas e aprendizagens, economia circular, reciclagem e os processos de ressignificação de todas as coisas. Seu Nilo e Pedrinho, juntos, mostram para as crianças que tudo pode virar uma outra coisa. Nova. Todo o fim é sempre um novo começo. ‘Fim Que Vira Começo Que Vira…’.

 

Fonte: Néctar Comunicação Corporativa