Close

Transição bem-sucedida para tampas fixas (tethered) e garrafas mais leves da Coca-Cola Europacific Partners em colaboração com a Sidel

Quando a Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) tomou a decisão de introduzir tampas fixas (tethered) para suas garrafas PET para melhorar a coleta e reciclagem e evitar a dispersão de resíduos, a Sidel empregou sua expertise nessa área para apoiar a CCEP nesta transição. Devido à exigência da implementação dessas mudanças até julho de 2024 em conformidade com a lei de plásticos descartáveis, a Coca-Cola Europacific Partners também identificou a oportunidade de mudar para uma embalagem mais sustentável, trabalhando com a Sidel para introduzir um gargalo mais leve em suas garrafas plásticas de refrigerantes.

A Sidel e a Coca-Cola Europacific Partners têm uma forte parceria histórica de colaboração de mais de 30 anos em nível global no âmbito do grupo empresarial em diversos projetos e equipamentos, desenvolvimento de embalagens e serviços de apoio. A introdução de tampas presas à garrafa e a implementação de um novo gargalo mais leve com economia de 1 grama geraram vários desafios técnicos relacionados à escolha correta de preformas e tampas, bem como das configurações técnicas de equipamentos a modificar em todas as suas linhas de envase em PET existentes na Europa.

Expertise abrangente do início ao fim

Desde o início do projeto, especialmente durante as fases de definição inicial e planejamento, a Coca-Cola Europacific Partners teve de racionalizar as soluções para implementar tampas, preformas e modificações técnicas de OEM nos equipamentos. Durante a fase de planejamento, testes-piloto do novo produto foram realizados em duas linhas diferentes, incluindo uma da Sidel, em Barcelona, que foi convertida para processar as tampas fixas (tethered) e o novo gargalo mais leve GME30.40 que foi desenvolvido e disponibilizado à indústria. Esses testes permitiram à Sidel trabalhar de perto com a CCEP para avaliar as novas especificações, junto com a nova configuração dos equipamentos, a fim de garantir a maior eficiência na linha, confirmar os requisitos de qualidade dos novos gargalos e permitir à CCEP realizar uma avaliação de mercado em pequena escala para compreender a aceitação dos consumidores.

“O gerenciamento de projeto conjunto entre a CCEP e a Sidel foi crucial para o sucesso do projeto”, observa Geert Marse, Chefe Técnico de Embalagem da CCEP. “Preparação, planejamento e colaboração entre os envolvidos foram vitais para aprontar essas linhas. Lançamos as primeiras garrafas comercializáveis no mercado britânico em maio de 2022, conforme tínhamos programado. O projeto-piloto em Barcelona foi instrutivo e nos ajudou a identificar quaisquer possíveis problemas juntos.”

Em alguns casos, a Sidel combinou conversão com revisão de linha, ao passo que a CCEP realizou manutenção para proporcionar uma execução otimizada dos produtos e o máximo nível de desempenho da linha.

“A maioria das linhas convertidas atingiu o objetivo de eficiência da linha. Estamos plenamente satisfeitos com a preparação, incluindo a avaliação de estado de linha, os testes-piloto de linha e a excelente colaboração para o sucesso desse projeto”, continua Geert Marse.

Realização de enormes conversões na Europa

Assim que testes-piloto foram finalizados em Barcelona, a Sidel foi contratada pela CCEP para converter todas as suas linhas Sidel dentro das suas fábricas europeias. As conversões de linha variaram entre as fábricas. Algumas exigiram desenvolvimento significativo para a alteração para tampas fixas (tethered) e o novo gargalo, incluindo adaptação de diferentes equipamentos como alimentador de preformas, sopradora, tampadora, alimentador de tampas e rotuladora. No entanto, a CCEP pôde contar com a especialidade da Sidel nessa área para realizar o estudo detalhado da configuração de toda máquina em cada fábrica para tratar de seus respectivos ajustes específicos.

Com um grande número de linhas na UE precisando de conversão, a CCEP estava entre as primeiras empresas no mercado de refrigerantes a fazer a troca para tampas fixas (tethered). A primeira linha a ser convertida foi concluída em abril de 2022 em East Kilbride, Escócia, que produzia a garrafa de 1,5 L da CCEP, antes de uma segunda linha para dose individual ser concluída no fim de 2022.

Geert Marse acrescenta: “Para apoiar essa mudança, a Coca-Cola lançou uma ampla campanha de comunicação para explicar como usar essa nova tampa e para ajudar a gradualmente mudar os hábitos dos consumidores, coletando todo o feedback deles e tomando medidas corretivas se necessário.”

Até a data, a Sidel já converteu com sucesso um terço das linhas de envase em PET europeias da CCEP para refrigerantes, e a conclusão da última conversão de linha está programada para o fim do primeiro trimestre de 2024.

Fonte: Tala